Diagnóstico é realizado pelo Observatório do Trabalho da UCS a partir de dados do Caged e do Ministério da Economia e apresenta números de Caxias do Sul, do Estado e do país
O Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul divulgou a Carta Mensal do Mercado de Trabalho referente ao mês de outubro. A análise apresenta um panorama sobre o desempenho de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul e Brasil. As informações são oriundas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Ministério da Economia. Confira as análises:
Caxias do Sul
No mês de outubro foram registradas 8.903 admissões. Já o saldo de demissões foi de 7.771, gerando saldo positivo de 1.132 vagas. O setor da Indústria foi o principal responsável pela colaboração no resultado, com a criação de 3.429 postos de trabalho. No acumulado do ano o resultado é a abertura de 8.613 mil vagas formais de trabalho, enquanto nos últimos 12 meses houve a criação de 1.115 mil vínculos formais.
Rio Grande do Sul
O Estado apresentou um desempenho positivo ao longo de outubro, com 141.716 mil admissões frente a 127.601 desligamentos. Com essa marca, atingiu 79.925 mil empregos formais gerados em 2024. O setor de Serviços foi o que mais fomentou o resultado ao longo do ano, com a criação de 39.793 mil empregos.
Brasil
Em outubro, o Brasil contabilizou 2,2 milhões de admissões e pouco mais de 2 milhões de desligamentos. Portanto, um saldo de 132 mil empregos criados. O estoque de vagas ao longo do ano é de 47,6 milhões de empregos com carteira assinada. O setor de Serviços lidera a criação de postos de trabalho no ano, com cerca de 1,1 milhão de empregos abertos.
Eduardo Leite reassume cargo de governador após período de férias
Comitiva gaúcha liderada pelo governo do RS volta da Índia com balanço positivo
Abertura da safra da uva no Estado é realizada em Bento