Turismo em Bento movimentou mais de R$ 1,3 bilhão em 2021

A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Turismo apresentou nesta quinta-feira (19), o Censo Turístico 2021. Os dados contidos no estudo são exclusivamente de empresas de Bento Gonçalves, vocacionadas ao turismo, e vinculadas ao Alvará Turístico e cadastradas no Empreendedor Virtual. O evento, para imprensa, foi realizado no Hotel Vinocap.

A ação tem apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria – Região Uva e Vinho (Segh).

Os dados foram levantados com 204 empresas, no período de junho a dezembro de 2021. “Mapeamento de empresas que são exclusivamente voltadas ao turismo, esses dados passam a fazer parte do trabalho da secretaria e anualmente estaremos atualizando. Dessa forma temos um histórico do desenvolvimento do turismo da nossa cidade. E a utilização de dados permite que as estratégias possam ser aprimoradas e garantirmos solidez, precisamos que o nosso destino sejam permanentes”, destaca o secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto.

De acordo com o estudo, inédito na região, a movimentação econômica dentro das 204 empresas foi superior a R$ 1,3 bilhão, em 2021. Além disso, 54% dos estabelecimentos vocacionados ao turismo recebem eventos. Dos empregos gerados pelo setor 51% estão nas rotas turísticas do interior. Dos 3.554 leitos de hospedagem 72% encontram-se na área urbana.

Quando destacados, os segmentos de atuação das empresas, o estudo apresentou que o Município conta com 06 Agências de viagem; 05 Associações Turísticas; 19 Atrativos Turísticos; 04 Cervejarias; 77 Gastronomia; 46 Hospedagem; 04 Parque Temático; 38 Vinícolas; 05 Transporte Turístico.

Sobre a geração de empregos, os empreendimentos cadastrados no alvará turístico em 2021, geram 2.363 postos de trabalho. Já a capacidade de atendimento para realização de eventos gira em torno de 16.519 lugares.

O turismo de Bento Gonçalves é dividido entre atrativos urbanos e atrativos rurais. Deste modo a cidade atualmente se divide em seis rotas turísticas: Caminhos de Pedras, Cantinas Históricas, Encantos de Eulália, Vale do Rio das Antas, Vale dos Vinhedos, Via Gastrô e também conta com empreendimentos que não pertencem a nenhuma rota turística.

Dos empreendimentos 33 estão no Caminhos de Pedras; 06 nas Cantinas Históricas; 10 Encantos de Eulália; 20 Vale do Rio das Antas; 54 Vale dos Vinhedos; 23Via Gastrô; 58 Outros.

Para a diretora do Segh Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato os dados apresentados oferecem oportunidades de traçar caminhos e ser o mais assertivo possível, além de mostrar a evolução do setor em Bento Gonçalves. “Por meio deles podemos estudar outros segmentos que não tinham antes, tornando-se mais competitivos internamente e externamente. O que é muito salutar. A diversidade é importante até mesmo porque a gente sabe que tem turistas que voltam muitas vezes, pois sabem que há novidades. Esse suporte que a Prefeitura e a Secretaria de Turismo vêm dando ao setor é fundamental porque não se faz nada sozinho”, disse.

O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira ressaltou o trabalho da Secretaria de Turismo na busca “de dados transparentes e cada vez mais fidedignos, com uma informação que possibilita a realização de ações para o setor. Isso no permite verificar que o turismo de Bento Gonçalves está em um patamar muito avançado. Temos uma estrutura hoteleira muito qualificada, gastronomia forte e uma população que abraça o setor. São ações que, embasadas com os dados apresentados hoje, serão fonte para o desenvolvimento do setor”.

Alvará turístico

A ferramenta foi implantada em 2018 no Município, proporcionando as empresas vocacionadas exclusivamente ao turismo o cadastro no Empreendedor Virtual.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: José M. Estefanon
error: Conteúdo Protegido