Com a pauta “Turismo de Incentivo”, ocorreu na noite da terça-feira, 13, o 10º Fórum Municipal de Turismo em Bento Gonçalves. O evento ocorreu na Fundação Casa das Artes e reuniu representantes do trade, empreendedores, estudantes e entidades locais e regionais.
Na oportunidade ainda foi lançado o projeto de Turismo de Incentivo a ser aplicado no município. Trata-se de uma ferramenta que coloca Bento Gonçalves como opção de destino para empresas ou instituições que desejam bonificar com viagens funcionários ou equipes que atingiram metas qualitativas ou quantitativas. Para isto, foi lançado um guia com as potencialidades turísticas e principais roteiros, que chegará até agências especializadas neste tipo de comercialização.
A Capital do Vinho está hoje entre os 65 destinos indutores do Brasil, com destaque para o enoturismo. “Agregamos diversos outros produtos, como o turismo de aventura, possibilitando maior número de vivências. Algumas atividades esporádicas vem acontecendo e com a criação do guia consolidamos tudo o que podemos oferecer em 46 páginas, trazendo atividades memoráveis”, afirmou o secretário Municipal de Turismo, Gilberto Durante.
Estão sendo oferecidos roteiros para três e cinco dias e a programação envolve hotéis, vinícolas, restaurantes, bares, pontos culturais, espaços para aventura, entre outros. Para tornar a viagem ainda mais memorável, as sugestões de pacotes envolvem também experiências como oficina de massas/risotos, de cachaças/caipirinhas, churrasco e jantares harmonizados com vinhos, além de passeios de bicicleta em meio a paisagens encantadoras.
O guia começou a ser desenvolvido em fevereiro de 2016 e resulta de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Bento Convention Bureau e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH), com consultoria da empresa Schuller e Kieling Consultoria Empresarial. O material está disponível para consulta no site www.turismobento.com.br e no http://www.bentoconvention.com.br/pt-br.
Através de participações de feiras e eventos, Bento pretende intensificar a comercialização da novidade.
Para a consultora Vaniza Schuller, que participou em um dos painéis do Fórum, “nada substitui a viagem de incentivo. Se vai uma vez e se quer sempre porque é capaz de mexer com o DNA”, destacou.
O diretor presidente da It Mice Travel Solutions e titular da cadeira 16 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Ibrahim Georges Tahtouh, mencionou que é um segmento novo, mas que “pode levantar a cidade de outra forma. Não é a pessoa que escolhe, são os profissionais de viagem de incentivo, então o compromisso é duplamente atencioso”, comentou.
O 10º Fórum Municipal de Turismo foi realizado pela Prefeitura de Bento Gonçalves através da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), em parceria com a Secretaria de Cultura, Bento Convention Bureau, SEGH – Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria -, COMTUR – Conselho Municipal de Turismo e Atuaserra (Associação de Turismo de Serra Nordeste).
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Com início no Litoral Norte, Circuito Sesc de Corridas 2025 tem inscrições abertas
UCS lança site com conteúdo exclusivo sobre os 150 anos da imigração italiana no Estado
Chuvas retornam ao Rio Grande do Sul no final de semana