No próximo domingo, dia 28, ocorre o segundo turno das eleições presidenciais e para a maioria dos estados também a escolha do novo governador. Na região da 8ª Zona Eletoral (8ª ZE), que abrange os municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, são 96.319 eleitores aptos a votar.
Em Bento Gonçalves 89.392 eleitores, sendo 42.973 homens e 46.419 mulheres deverão votar nos 57 locais de votação. A maior concentração de eleitores se dará no campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), onde são esperados 4.657 votantes. Pinto Bandeira registra 2.313 eleitores, sendo 1.177 homens e 1.136 mulheres. Já Monte Belo do Sul conta com 2.950, sendo 1.474 homens e 1.476 mulheres, enquanto a vizinha Santa Tereza, conta hoje com 1.664 eleitores, sendo 865 homens e 799 mulheres.
As urnas da 8ª ZE, já estão prontas para ser distribuídas nas 285 seções espalhadas pelos quatro municípios, a grande maioria delas (258) em Bento Gonçalves. Os equipamentos serão transportados na manhã de sábado em doze roteiros para atender a todas as seções.
Segundo o servidor da Justiça Eleitoral, chefe do Cartório Eleitoral de Bento Gonçalves, Ricardo Abreu, está tudo pronto para que a votação de domingo ocorra dentro da normalidade “fizemos uma auditoria de uma urna eletrônica, como é obrigatório fazer, tivemos aqui a presença da promotora e da juíza eleitoral, selecionamos aleatoriamente uma urna que já estava pronta, foi feito a auditoria, forçamos a votação e também fizemos uma votação paralela em cédula manual e depois totalizamos os votos fechando as cédulas de papel com os votos eletrônicos”.
Após a votação simulada a urna recebe uma nova carga para estar pronta para a eleição de domingo. Serão 283 urnas de seção e outras 29 de contingência, caso alguma urna apresente problema. No primeiro turno uma única seção, no bairro São Roque, teve três urnas substituídas, as três trocas foram por problemas distintos, no total foram treze urnas substituídas na 8ª ZE.
Neste segundo turno o servidor acredita que os problemas com as urnas irão diminuir, devido a redução de opções de votos (presidente e governador), em comparação ao primeiro turno, onde os eleitores tinham que votar para seis cargos. Esse fator deve diminuir também o tempo de espera na fila, o que deve agilizar o processo de voto.
Outra questão destacada por Abreu foi a biometria. Segundo o chefe de cartório o eleitor deve ter paciência no momento da identificação biométrica “a biometria é uma questão de paciência tanto do eleitor quando do mesário. Paciência do eleitor pra colocar o dedo e aguardar o leitor fazer a leitura, não colocar antes e nem retirar o dedo antes, fazendo isso vai minimizar bastante. E paciência do mesário também em acompanhar esse procedimento, eleitor por eleitor”.
Outro fato importante é a utilização de aparelhos celulares e smartphones no momento do voto. No primeiro turno foram disseminadas através das redes sociais diversas imagens e selfies do momento da votação, o que é proibido.
O cartório eleitoral de Bento Gonçalves irá funcionar das 14h as 19h na próxima segunda-feira, um dia após a votação. A justificativa pra quem não votou no primeiro e segundo e/ou segundo turno pode ser feita até 60 dias após a data da votação pelo internet no Sistema Justifica.
O que pode fazer no dia da eleição
- Demonstrar a sua preferência por um candidato ou partido com o uso de bandeiras, broches (bottons) ou adesivos. Mas a manifestação deve ser silenciosa e individual.
- Usar camisa e boné pode ser permitido se forem feitos pelo eleitor. Mas se houver uma concentração de pessoas usando camisas, bonés ou outros tipo de publicidade de um candidato ou partido, isso pode ser entendido como propaganda, o que é crime eleitoral.
- A fiscalização do partido ou coligação durante a votação na seção eleitoral.
- Levar uma “cola” com os números dos candidatos para a urna de votação.
O que não pode fazer no dia da eleição
- Concentração de pessoas, até o fim da votação, com camisas padronizadas, bandeiras, broches (bottons) e adesivos de candidatos ou de partidos.
- Utilização de alto-falantes ou amplificadores de som.
- Realização de comícios ou carreatas.
- Oferecer alimentos ou transporte de eleitores.
- Fazer boca de urna ou tentar convencer um eleitor a votar em um candidato ou a não votar.
- Distribuir qualquer tipo de propaganda eleitoral, como santinhos ou panfletos.
- Impedir que um eleitor vote.
- Usar celular, máquina fotográficas, filmadoras ou outro dispositivo que prejudique o sigilo do voto.
- Realização de debates na televisão e no rádio ou transmissão de propaganda eleitoral.
- Venda bebidas alcoólicas das 6 horas até as 18 horas.
O eleitor que presenciar a ocorrência de alguma das proibições deve informar ao Juiz Eleitoral da zona onde o fato aconteceu.
Natal nos Vinhedos inicia programação da terceira edição
Dom José Gislon – Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria
Homem morre em confronto com policial militar de folga em Caxias do Sul