O quarto dia de passagem da Tocha Olímpica pelo Rio Grande do Sul foi marcado por um trajeto de 470 quilômetros, com 91 condutores. O símbolo dos Jogos passou por São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande e Pelotas. Desde o dia 3, quando passou por Erechim e Passo Fundo, São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí e Cruz Alta, além de Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Santa Maria, a chama está no Estado. Já foi percorrido mais da metade do caminho (15 cidades), faltando ainda 12 municípios.
O roteiro tem continuidade até sábado, dia 9. Nesta quinta-feira, 7, passa por São Lourenço do Sul, Camaquã e Porto Alegre e na sexta-feira, 8, por Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Caxias do Sul. No sábado a tocha chega em Bento Gonçalves e depois encerra o roteiro rumando para Torres.
A partir das 7h, haverá um percurso de 5100 metros pelos principais pontos do município, com 25 atletas escolhidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que irão fazer o revezamento em cerca de duas horas. Dentre os nomes dos condutores, estão extraoficialmente confirmados Gregório Lavandoski, Jussemar Noskoski e Rosangela Dalcin.
Em cada um dos 14 pontos estratégicos em que a tocha passar, haverá um evento organizado por entidades da região, como CTGs, escolas, associações, hotéis, entre outros. As diversas secretarias municipais e entidades envolvidas na preparação projetam 30 mil pessoas em todo o percurso. Também são esperadas “surpresas em cada ponto”, como uma “nevasca” artificial e uma ‘ola’ de estouros de rolhas de espumante. Mesmo depois que a chama já estiver longe do município, uma série de atividades durante todo o dia servirão para confraternizar e comemorar a inclusão de Bento no calendário dos Jogos Rio 2016.
TRAJETO – Em Bento, a chama começará o percurso pela Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, passando pela Herny Hugo Dreher, Planalto, Treze de Maio e Via Del Vino. Ao final, na Estação da Maria Fumaça, localizada na Rua Duque de Caxias, bairro Cidade Alta, uma grande festa está sendo montada. Ruas da cidade serão bloqueadas.
Não haverá investimento público municipal na passagem da ‘Tocha Olímpica’ por Bento Gonçalves. Patrocinadores oficiais e as entidades são os principais investidores na promoção e realização.
A Chama Olímpica é um símbolo dos Jogos e representa a paz, a união e a amizade. O design da Tocha Rio 2016 reflete os elementos da brasilidade, como a diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante.
O revezamento seguirá por cidades do Brasil até o acendimento da pira na cerimônia de abertura, dia 5 de agosto. A Rio 2016 encerra dia 21 de agosto.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Foto: Secretaria do Turismo Esporte e Lazer do RS
Tacchini recebe imagem de Cristo Rei, em Bento Gonçalves
Curso sobre Inteligência Artificial, do CIC-BG, é oportunidade para despertar o potencial de empresas
Inscrições para novos alunos na rede municipal de educação, em Bento, seguem até domingo (10)