A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento, (SAE/CTA) e das Unidades de Saúde, promove uma ação da campanha Fique Sabendo no sábado, dia 15 de outubro. Com o objetivo de alertar sobre os perigos da Sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis, serão ofertados testes rápidos na Via Del Vino.
A Unidade Móvel da Saúde (ônibus amarelo) estará no local das 8h30 às 12h. Os profissionais de saúde aplicarão testes de Sífilis, além de HIV e Hepatites B e C. O resultado sai na hora e o público alvo são homens e mulheres sexualmente ativos.
A coordenadora do SAE/CTA, Adriana Cirolini, destaca a confiabilidade dos testes. “Os profissionais de saúde são capacitados para orientação e interpretação dos resultados, a fim de proporcionar diagnóstico preciso, além de adiantar o processo de tratamento nos resultados positivos”, afirma.
Em 2016, conforme a coordenadora, já foram realizados 3.732 testes rápidos referentes à sífilis, sendo que 162 deram positivo. “Fechamos 2015 com 228 casos, e a tendência é fecharmos 2016 com resultados melhores. Isso é resultado da conscientização, e precisamos seguir nesse sentido”, acredita. Dentro dessa proposta, além da aplicação dos testes, os profissionais da saúde passarão orientações à comunidade, distribuindo materiais informativos.
A Sífilis
A Sífilis é uma doença sexualmente transmissível que pode também ser transmitida de mãe para filho durante a gestação (congênita). É causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. Quando não tratada, pode comprometer vários órgãos, como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso.
Após a exposição (relação sexual sem proteção), os sintomas aparecem, em média, dentro de três semanas. A enfermidade se manifesta em três estágios diferentes: sífilis primária, secundária e terciária. Nos dois primeiros, os sintomas são mais evidentes e o risco de transmissão é maior. Depois, há um período sem sintomas, em que a bactéria fica latente no organismo, mas a doença retorna com agressividade acompanhada de complicações graves, causando cegueira, paralisia, doença cardíaca, transtornos mentais e até a morte.
Sintomas
1) sífilis primária – pequenas feridas nos órgãos genitais (cancro duro) que desaparecem espontaneamente e não deixam cicatrizes; gânglios aumentados e ínguas na região das virilhas;
2) sífilis secundária – manchas vermelhas na pele, na mucosa da boca, nas palmas das mãos e plantas dos pés; febre; dor de cabeça; mal-estar; inapetência; ínguas espalhados pelo corpo, manifestações que também podem regredir sem tratamento, embora a doença continue ativa no organismo;
3) sífilis terciária – comprometimento do sistema nervoso central, do sistema cardiovascular com inflamação da aorta, lesões na pele e nos ossos.
A sífilis congênita pode causar má formação do feto, aborto espontâneo e morte fetal. Na maioria das vezes, porém, os seguintes sintomas aparecem nos primeiros meses de vida: pneumonia, feridas no corpo, alterações nos ossos e no desenvolvimento mental e cegueira.
Diagnóstico
Nas fases iniciais, o diagnóstico pode ser confirmado pelo reconhecimento da bactéria no exame de sangue.
Transmissão
A sífilis é transmitida por meio das relações sexuais desprotegidas (sexo oral, vaginal e anal), transfusões com sangue contaminado e de mãe para filho em qualquer fase da gestação ou no momento do parto (sífilis congênita).
Tratamento
O tratamento é feito com antibióticos, especialmente penicilina. Deve ser acompanhado com exames clínicos e laboratoriais para avaliar a evolução da doença e estendido aos parceiros sexuais.
Prevenção
* Use camisinha em todas as relações sexuais. Essa é a maneira mais segura de prevenir a doença;
* Mulheres devem fazer exame para verificar se são portadoras da doença antes de engravidar;
* Procurar sua UBS/ESF do bairro e/ou o CTA a fim de esclarecer dúvidas e realizando os testes;
* Testagem ao Meio-dia no CTA, primeira quinta-feira de cada mês.
Fonte: Assessoria da Prefeitura de Bento Gonçalves
Especialista em câncer de mama defende rastreamento precoce da doença
Unimed Serra Gaúcha inaugura unidade de atendimento com cabine de telemedicina no Villagio Caxias
Processo seletivo para residência médica do Tacchini chega na reta final de inscrição