Coordenador de ações que tornaram Barcelona a Capital Europeia da Inovação, espanhol Josep Piquè vai falar para prefeitos, empresários e lideranças regionais sobre transformação de cidades a partir da ciência e da tecnologia
Um dos maiores especialistas mundiais em desenvolvimento e inovação, o espanhol Josep Piquè, presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP, na sigla em inglês), apresenta amanhã para prefeitos, secretários municipais, vereadores, empresários, líderes de entidades da região e autoridades acadêmicas a conferência ‘Como Transformar as Cidades’. Promovido pelo Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul – TecnoUCS, o encontro, às 17h desta terça, 10 de abril, ocorre na Sala Florense do Bloco M do campus-sede da UCS.
Presidente também do parque de inovação La Salle Technova Barcelona e ex-presidente da Rede Catalã de Parques Científicos e Tecnológicos, Piquè dirigiu, como CEO do Distrito de Inovação 22@Barcelona a criação de um metamodelo de desenvolvimento que contribuiu para tornar a cidade catalã a Capital Europeia da Inovação. Na América do Sul, foi contratado para implantar a metodologia em Medellín (Colômbia) e, no Brasil, no Estado de Santa Catarina – e também vai assessorar a Aliança para Inovação (recém formada entre UFRGS, PUC-RS e Unisinos) para a aplicação do método na Região Metropolitana de Porto Alegre.
O processo é direcionado pelo conceito de tripla hélice, em que universidades, empresas e poder público atuam juntas em benefício da sociedade. A lógica é que o conhecimento gerado nas instituições de ensino seja transformado em soluções para o mundo empresarial, com a intermediação viabilizada por uma regulação eficiente dos órgãos governamentais. Nesse contexto, os parques científicos e tecnológicos, como o TecnoUCS, têm o papel de indutores do desenvolvimento, promovendo a articulação entre as partes e o planejamento e a execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento. As iniciativas se baseiam na lapidação de talentos, no estímulo à inovação e na atração de investimentos para a geração de empreendimentos de base tecnológica, ampliando a matriz econômica e os resultados sociais.
“Como único parque científico e tecnológico da região, é nosso papel olhar para esse movimento mundial de desenvolvimento baseado na inovação e articular para que, junto com o poder público e com o setor empresarial, possamos pensar como nossa região pode se engajar nesse movimento”, define o coordenador-executivo do TecnoUCS, Enor Tonolli Jr sobre o encontro com o presidente da IASP. A reunião que deve reunir 60 pessoas entre prefeitos, líderes empresariais, de entidades e gestores e pesquisadores da UCS.
O CONFERENCISTA
Josep Miquel Piqué é engenheiro de Telecomunicações pela Universidade Ramon Lull (onde funciona, desde 2001, o parque de inovação La Salle Technova Barcelona, o qual preside hoje) e pela Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), com MBA pela Escola Superior de Administração e Direção de Empresas (ESADE), da Espanha. É diplomado também pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT (EUA) e pela Universidade da Califórnia (EUA).
É o atual presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP, em inglês) e ex-presidente da Rede Catalã de Parques Científicos e Tecnológicos (XPCAT).
Atua na Diretoria Geral de Política Regional e Urbana (DG-REGIO) da Comissão Europeia e é membro da equipe de Políticas de Inovação e Competitividade da Comissão para a Europa das Nações Unidas (UNECE). No âmbito da administração pública, foi diretor estratégico da Agência de Desenvolvimento Barcelona Ativa e CEO do Distrito de Inovação 22@Barcelona e do Agrupamento de Crescimento Econômico de Barcelona, onde coordenou ações voltadas a tornar a cidade a Capital Europeia da Inovação. No Brasil, contratado pelo governo catarinense, conduziu, em 2015, a constituição de um plano de trabalho para os centros de inovação de SC, desenvolvendo um metamodelo baseado no utilizado pela Rede Catalã de Parques Científicos e Tecnológicos.
A IASP
A Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP, em inglês) é uma organização não governamental (ONG) que tem como objetivo estimular o desenvolvimento dos parques científicos e tecnológicos por meio da inovação, do empreendedorismo, da tecnologia e do conhecimento. A entidade conta com status consultivo especial no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e é membro fundadora da Aliança Mundial para a Inovação (Wainova). No Brasil, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) – à qual o TecnoUCS é filiado – é associada à IASP.
Fonte: UCS
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal