Sessenta apenados da Penitenciária de Arroio dos Ratos formaram-se no curso de costurador de calçados em evento realizado pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Alinhada com o projeto Novos Horizontes, plano de atenção integral à pessoa privada de liberdade, sendo a capacitação e a profissionalização passos da socialização do apenado, a formação foi possível pela parceria com a empresa calçadista Piccadilly Company e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Também foi inaugurada uma unidade fabril da empresa na casa prisional na última terça-feira (22/11). A Piccadilly mantém um termo de cooperação com a Susepe, vinculada à Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, para a contratação de apenados da penitenciária.
O secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, agradeceu o apoio da empresa, do Senai e de todos os servidores da Susepe envolvidos no tratamento e na execução penal. Também citou como importante as parcerias com empresas visando aumentar as oportunidades de trabalho prisional. “Sonhem, não desistam, acreditem que a educação e o trabalho são as portas de transformação da vida de vocês. Isso será um exemplo para os seus filhos e netos, uma referência para as pessoas que convivem com vocês”, declarou, cumprimentando os formandos.
Segundo lembrou o superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza, a missão da instituição é promover a inclusão social das pessoas privadas de liberdade. “Ao falarmos em sistema penal, precisamos destacar dois aspectos. O primeiro deles é o cumprimento da pena. E o segundo, e mais importante, é a ressocialização. Proporcionar alternativas de levá-los novamente ao convívio social de uma forma melhor do que chegaram, com novas perspectivas de vida. E este momento, para mim, representa exatamente isso”, afirmou.
O diretor industrial da empresa, Pedro Simões, explicou o objetivo da marca ao participar do projeto. “Estamos na vida para evoluir, mas também para fazer o bem às pessoas que estão à nossa volta. Isso é o que nos motiva no dia a dia. A Piccadilly Company, ao escolher investir neste projeto, entende que o seu papel na sociedade é gerar oportunidades para diversos públicos, e isso reflete o olhar para o compromisso social”, disse.
Já o coordenador técnico do Senai Lajeado, Marcelo Shedler, destacou o empenho dos apenados durante o curso. “Vocês agarraram a oportunidade que lhes foi dada lá em julho. Nós, do Senai, sistematicamente, ajudamos a formar e a transformar pessoas dentro do sistema penitenciário, porque somos parte da sociedade”, completou.
Texto Rodrigo Borba / Ascom Susepe
Edição: Secom
Foto: Gleison Ló / Susepe
PG
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal