A Prefeitura de Bento Gonçalves trabalha na construção de um novo projeto para a causa animal. Em ações que incluem as Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, o Município irá ampliar castrações, profissionais para fiscalização e ações de posse responsável.
Nesta terça-feira, 8, a Secretaria da Saúde realizou um encontro, na Fundação Casa das Artes, com representantes da causa animal para apresentar o novo edital de castrações e programas de curto e longo prazo. A reunião foi conduzida pelo Secretário adjunto da Saúde, Gilberto Junior. Estiveram presentes a Secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, a veterinária Rafaela Zenatto e a técnica Michele Endress Baumarth.
O último edital para castrações estava em vigência desde 2018, neste período 4 mil procedimentos foram realizados. Para este processo foi ampliado o número de castrações, sendo destinados cerca de R$ 300 mil para o projeto. Cinco clínicas de Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul e Farroupilha se cadastraram.
Entre as modalidades, que constam no Edital, estão castração de cães e gatos, hospedagem após o procedimento, microchip, exames pós-operatório, urgência e emergência, anestesia e táxi-dog.
De acordo com o secretário, as castrações serão realizadas conforme cadastro já realizado e os procedimentos serão encaminhados nos atendimentos realizados pela fiscalização, em casos de denuncias de maus-tratos. “Fizemos uma reorganização interna dentro da secretaria para atender exclusivamente os casos relacionados a causa animal, e estamos construindo ações de curto, médio e longo prazo”, disse.
Para maior controle do trabalho realizado, a SMS passa utilizar o sistema G-VIS da Vigilância em Saúde, que irá facilitar o acompanhamento e evolução do animal, da participação das clínicas, entre outros.
As ações serão complementadas com o programa de Posse Responsável nas escolas, para conscientização sobre adoção e cuidados com o animal; promoção de feiras de adoção, SamuPet e a implantação do playpet na praça Vico Barbieri.
A Secretária de saúde, Tatiane destacou que “apresentamos hoje o resultado de um trabalho intenso da nossa equipe, que passa a agregar ao trabalho da secretaria as ações relacionadas a causa animal”.
Também foi aprovado nesta segunda-feira (07), na Câmara de Vereadores, a contratação de dois veterinários para secretaria do Meio Ambiente, que vão trabalhar exclusivamente nas ações direcionadas a causa animal. O município também trabalha na aquisição de medicamentos de uso veterinário.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Reprodução urbanpethospital.com
(RM)
Miniempresa de Bento Gonçalves participa da final nacional no Piauí
Leite participa de assinatura de portaria que institui conselho para gerir obras pós-enchentes no RS
Fortalecimento da cultura ítalo-gaúcha marca primeira edição do Encontro da Comunidade Italiana do RS