SMMAM e CORSAN realizam ação orientativa sobre a despoluição do Lago Fasolo

A atividade teve por intuito orientar a população, entre moradores da localidade e comerciantes, sobre a obra de despoluição

Na tarde desta terça-feira (26), a Secretaria de Meio Ambiente (SMMAM), em conjunto com a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), realizou pelas ruas adjacentes ao Lago Fasolo um trabalho orientativo, explicando para a comunidade sobre a obra de despoluição, e orientando sobre a importância da conservação do espaço, sem jogar resíduos no local.

O comerciante Franco Collao, que tem um comércio próximo ao lago, recebeu a visita das agentes e reforçou a importância do trabalho orientativo. “Eu venho acompanhando, de certo modo, o andamento da obra e sei que é importante para deixar o lago limpo e também evitar a poluição. A visita dessas profissionais reforça esse propósito, e por isso acho bem importante estarem conversando com as pessoas e também os comerciantes”.

A técnica social da Corsan Maira Irigoyen destaca que “o nosso trabalho é manter a população informada sobre o que está acontecendo, e nesse caso estamos explicando sobre o porquê está sendo feita essa obra, assim como os benefícios que ela traz para a comunidade. Aqui no lago vai ter esse processo de despoluição, que ocorre de forma que o esgoto venha a ser tratado. Hoje então estamos explicando para a população sobre esse trabalho que vem sendo feito”.

A agente ecológica Thais de Carvalho também comentou sobre a ação. “Essa é uma ação de extrema importância, pois agora nessa etapa da despoluição é bem importante que o lago não venha a ser sujo com resíduos ou óleo, por exemplo. É mais uma atividade orientativa que estamos fazendo, sempre com o intuito de informar a população”.

As etapas das obras

As obras de despoluição do lago têm diferentes fases. A primeira etapa da obra consistiu na execução do aterro com 4m de largura e cerca de 300 m no lago. Atualmente está sendo construída a rede coletora e emissário, posteriormente será feita a montagem da elevatória, estação de tratamento de esgoto e parte elétrica.

A estação terá 04 reservatórios de 20 mil litros cada, atendendo a coleta leste e sul do lago. Com a obra, 104 casas receberão a ligação de esgoto, beneficiando cerca de 300 pessoas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Rodrigo De Marco

error: Conteúdo Protegido