Situação do câncer em Bento Gonçalves é tema de trabalho escolar na cidade

Informações integram o banco de dados do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde

Um grupo de alunas da 8ª série do Colégio Marista Aparecida apresentou no dia 21 de outubro um trabalho de iniciação científica, relatando casos de tumores mais diagnosticados em Bento Gonçalves nos últimos cinco anos. A explanação aconteceu na escola e os dados apresentados fazem parte da base pública de acesso a dados de câncer no Brasil (Instituto Nacional do Câncer) e disponibilizada pelo Instituto do Câncer em parceria com o Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde. O trabalho foi orientado pela Professora Lourdes Vanni e pela equipe do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde.

No trabalho, as alunas evidenciaram que em Bento Gonçalves, foram registrados 2636 casos entre os anos de 2010 e 2014, os quais foram encaminhados para diagnóstico ou tratamento no Hospital Tacchini. Os tumores mais frequentes são os de pele, mama, próstata, colorretal e pulmão. A equipe destacou alguns fatores de risco para a doença, como tabagismo, alcoolismo e histórico familiar e que os mesmos foram mais frequentes em pacientes com tumores de pulmão, cabeça e pescoço e mama, respectivamente.

Conforme a Diretora Técnica do Hospital Tacchini, Roberta Pozza, o trabalho desenvolvido pelas jovens é de fundamental importância. “Desde cedo, todas estão tendo acesso ao conhecimento e poderão desenvolver condutas saudáveis ao identificar fatores de risco em si e em suas famílias”, destaca.

foto das alunas: Lavínia Bordignon da Luz, Isadora Mendonça Prado, Maria Eduarda de Araujo Bergoli, Elisa Weirich Braido e Isadora Ruzzarin Blanco.

Fonte: Hospital Tacchini

error: Conteúdo Protegido