Com apoio da Prefeitura de Cotiporã, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, a Emater/RS-Ascar realizou na segunda-feira, dia 16 de maio, uma capacitação prática para extensionistas na construção de sistema de captação de água e proteção de nascente. A ação foi executada na propriedade da família de Paulo Pitol, localizada na Comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora, interior de Cotiporã.
A capacitação faz parte do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) na Conservação de Nascentes em Propriedades Rurais na Região da Sicredi Serrana, e beneficiou a propriedade selecionada para ser Unidade de Referência (UR) no município.
Os extensionistas presentes realizaram a construção da estrutura física e proteção da nascente, visando permitir o acesso à água de qualidade e em quantidade para atender as necessidades da família, que irá usá-la, neste caso, para suas atividades produtivas, especificamente na criação de aves.
O produtor Paulo Pitol recebeu orientações sobre todo o processo, inclusive quanto à necessidade de tratamento (cloração) para que a água atinja a qualidade que precisa ter para esse uso. “No futuro, a água poderá ser utilizada também para atender as necessidades básicas da família relacionadas à higiene, alimentação e mesmo para o consumo, com os devidos tratamentos necessários para essa finalidade”, explica a extensionista da Emater/RS-Ascar, engenheira florestal Adelaide Ramos.
Representando a Administração Municipal de Cotiporã, o Secretário de Agricultura, Ivaldo Wearich, Coordenadora do Departamento de Meio Ambiente, Cláudia Bruscatto, e a Fiscal Ambiental, Maysa Machado, estiveram presentes na atividade.
A capacitação ainda contou com a presença da Chefe do Escritório da Emater de Cotiporã, Jéssica Zalamena, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Mércia Fugalli, representantes da Cooperativa Sicredi, Andressa Lazzarini e Jane Lazzarini, bem como da Emater/RS-Ascar das regiões de Caxias do Sul e Lajeado, e profissionais da Sicredi Serrana.
Fonte e foto: Prefeitura de Cotiporã
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS