SESC apresenta agenda de shows do projeto “Tudo Passa” – Uma Homenagem ao Rio Grande do Sul

O show contará com os artistas Rodrigo Soltton, Gilmar Dias, Laura Dalmás, Ines Rizzardo, Cristian Sperandir e o Coro Canarinhos de Bento Gonçalves

Nessa terça-feira (05), ocorreu nas dependências do Sesc de Bento Gonçalves o lançamento do projeto musical “Tudo Passa” – Uma Homenagem ao Rio Grande do Sul que compreende a realização de seis shows em cidades como Nova Prata, Fagundes Varela, Bento Gonçalves, Santa Tereza, Monte Belo do Sul e Protásio Alves. O show coletivo traz grandes nomes de Bento Gonçalves e região como Rodrigo Soltton, Gilmar Dias, Laura Dalmás, Ines Rizzardo, Cristian Sperandir e o Coro Canarinhos de Bento Gonçalves. Cada músico vai cantar quatro músicas do seu repertório, e no final todos cantam “Tudo passa”.

No evento de apresentação do projeto estiveram presentes o Secretário de Cultura e Turismo Evandro Soares, o diretor do Sesc Jaques Fachinelli, o autor da música “Tudo passa” Gilmar Dias, o pianista e showman Rodrigo Soltton, a cantora Inês Rizzardo, o Maestro o Coro Canarinhos de Bento Gonçalves Celso Fortes, a Agente de Programas Sociais do Sesc, Cristina Rasera, e o Auxiliar de Programas Sociais do Sesc Guilherme Krema.

O projeto é uma extensão do videoclipe “Tudo Passa” que foi lançado em julho de 2024 como uma carta de esperança para as pessoas atingidas pelo desastre climático ocorrido em maio no Rio Grande do Sul. Assim, os shows vêm reforçar as mensagens de superação, tornando-se um marco de engajamento artístico em prol da vida.

Gilmar Dias, autor da letra da música “Tudo passa”, fala sobre gênese da mesma. “Ela surgiu na pandemia e deixei guardada. Após a primeira enchente, eu a readaptei. Depois da segunda enchente, falei com o Rodrigo Soltton, que dei total liberdade, e depois de lançada tomou essa proporção tamanha. Ela fala sobre como podemos ajudar as pessoas que enfrentam uma situação como foi vivida no nosso estado”.

Rodrigo Soltton destaca sobre a sinergia de como a música foi formatada. “A letra e a música já estavam pronta e precisamos dar uma polida, pois falava de épocas diferentes. O meu trabalho foi dar um foco na letra e na melodia e pudesse dar alegria para as pessoas, pois a gente precisava de uma certeza”.

Em sua fala, Cristina Rasera destaca como surgiu a ideia da mini-turnê. “O primeiro momento em que o Rodrigo Soltton me enviou a música eu me emocionei. Quando o videoclipe foi lançado teve acesso de 154 mil visualizações nas redes do Sesc. Isso nos deixou muito feliz, pois a participação dos nossos músicos de Bento Gonçalves foi representativa de levar a mensagem de superação, esperança, reconstrução. As pessoas precisavam desse carinho. E pensamos em levar em forma de shows para as cidades que foram atingidas pelo desastre climático”.

O diretor do Sesc Jaques Fachineli fala de como foi o processo até se chegar ao formato dos shows. “Pensamos em uma forma de como agradecer esses artistas que se engajaram nessa corrente de solidariedade. Tudo iniciou com uma música, que estava guardada e que se transformou num videoclipe que teve uma repercussão grande. Assim, queríamos dar continuidade e dar o devido reconhecimento a esses artistas e a nossa Agente de Programas Sociais, Cristina Razera, teve essa ideia dessa valorização e circular com essa mini-turnê que representa esse engajamento que uniu a todos”.

O Secretário de Cultura e Turismo, Evandro Soares, salientou sobre a participação e a valorização de músicos bento-gonçalvenses. “O mês de maio foi um momento de muita tensão e a gente acaba vivendo diretamente e indiretamente com a tragédia. Quando foi lançado o videoclipe me emocionei, num momento onde as pessoas precisavam de acolhimento, de palavras que possibilitassem através da arte transmitir uma mensagem de esperança. Agora, o Sesc reúne nossos músicos bento-gonçalvenses, que fizeram parte desse projeto, pois se dedicam tantos anos a levara música para todos os lugares, especialmente de entregar para a comunidade o melhor de si mesmos como artistas. Vai ser um show maravilhoso!”.

Link do videoclipe “Tudo passa”: https://www.youtube.com/watch?v=eTRAjJM73eY

Shows Tudo Passa – Uma Homenagem ao Rio Grande do Sul

* Nova Prata, dia 11/11, 19h30, no Auditório do Centro Empresarial Vicencio Paludo (Av.

Cônego Peres – Centro)

Rodrigo Soltton, Gilmar Dias, Laura Dalmás, Inês Rizzardo e Cristian Sperandir

 

* Fagundes Varela, dia 18/11, às 19h, na Praça Bella Vista (R. Alfredo Reali – Centro)

Rodrigo Soltton, Gilmar Dias, Laura Dalmás, Inês Rizzardo e Cristian Sperandir

 

* Bento Gonçalves, 20/11, às 19h, na Via Del Vino (R. Mal. Deodoro, centro)

Rodrigo Soltton, Gilmar Dias, Laura Dalmás, Inês Rizzardo e Coro Canarinhos de Bento

Gonçalves

 

* Santa Tereza, 24/11, às 16h, na Praça da Igreja Matriz (Rua Dom Josué Bardim)

Rodrigo Soltton, Gilmar Dias, Laura Dalmás, Inês Rizzardo, Cristian Sperandir e Coro

Canarinhos de Bento Gonçalves

 

* Monte Belo do Sul, dia 24/11, às 19h, Praça Padre José Ferlin (R. Antônio Manzoni)

Rodrigo Soltton, Gilmar Dias, Laura Dalmás, Inês Rizzardo, Cristian Sperandir e Coro

Canarinhos de Bento Gonçalves

 

* Protásio Alves, 26/11, 19h30, Largo da Prefeitura Municipal (R. do Poço, centro)

Rodrigo Soltton, Gilmar Dias, Laura Dalmás, Inês Rizzardo e Coro Canarinhos de Bento Gonçalves

error: Conteúdo Protegido