A retração na demanda, decorrente da crise econômica, fez os serviços de transporte, armazenagem e correio acumularem queda de 7,6% em 2016, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A redução mais expressiva foi observada no transporte terrestre, de 10,4%.
Em seguida, vem o aquaviário, que retraiu 9,5%. Os serviços de armazenagem, auxiliares dos transportes e correio diminuíram 4,9%. O transporte aéreo, por sua vez, expandiu 1,3% no acumulado dos 12 meses. Conforme o IBGE, a retração dos serviços de transporte foi a maior entre os segmentos analisados. “É importante ressaltar a forte dependência do transporte de cargas (rodoviário, ferroviário e dutoviário) em relação ao setor industrial, maior demandante deste serviço, tanto para o consumo de matérias-primas, como para a distribuição da produção. Dessa forma a recuperação dessa atividade vai depender da recuperação do setor industrial”, diz o Instituto.
Os dados estão na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada no dia 15 de fevereiro. De acordo com a pesquisa, o setor de serviços, como um todo, caiu 5% no ano passado. A taxa acumulada da receita ficou em -0,1%.
Fonte: NTC
Corte da Oktoberfest de Maratá visita Rádio Difusora e convida comunidade para a festa
“Guaporé os receberá de braços abertos”, afirmou Fernando Marcolin, no Lançamento Regional da 21ª Mostra Guaporé em Encantado
Lista dos contemplados do sorteio da CNH Social será divulgada na segunda (21)