Para melhorar o atendimento nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a partir dia 16 de julho, o segurado deverá agendar o atendimento pelo telefone 135 para obter o extrato previdenciário do trabalhador, também conhecido como Extrato CNIS, o Cadastro Nacional de Informações Sociais.
O agendamento precisa ser feito para que o segurado que necessite do extrato seja atendido nas agências com data e hora marcada. O novo sistema de consulta gera mais rapidez nos atendimentos à população e menos tempo de espera nas agências. Também é possível obter o extrato pela internet, pelo site Meu INSS.
O CNIS contém todas as informações da previdência social do trabalhador. É um dos documentos mais importantes para a concessão de benefícios da seguridade social. Nos últimos doze meses, foram mais de 18 milhões de atendimentos – nove milhões para a obtenção dos extratos e mais de 9 milhões para pedidos de benefícios – nas mais de 1, 6 mil agências do INSS.
Para o coordenador-geral de Controle e Avaliação da Rede de Atendimento do instituto, Vitor Poubel, essa é mais uma medida de modernização da prestação dos serviços do órgão. “A ação do INSS ao agendar os extratos visa melhorar e personalizar o atendimento nas agências da previdência social. Os extratos que passam a ser agendados continuam a ser retirados a qualquer tempo no Meu INSS, tanto na internet quanto no aplicativo de celular”, avaliou Poubel.
A população poderá consultar também o extrato previdenciário em algumas instituições bancárias como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.
Saiba Mais
Para fazer o cadastro no Meu INSS, é preciso ter em mãos documentos e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são feitas para conferir a identidade do usuário, tais como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.
Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o telefone 135 e, em último caso, ir à agência do INSS. O cadastro pode ser realizado inteiramente pela internet. A senha do Meu INSS é pessoal e intransferível.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS