Seguem os trabalhos após deslizamentos no interior de Bento Gonçalves

O trabalho das equipe da prefeitura de Bento Gonçalves após os deslizamentos e enchente da última semana seguem intensos. Seguiu o trabalho técnico para busca de desaparecidos, realizado pelas equipes dos Bombeiros do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Tocantins.

A equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), também está fazendo levantamento dos pontos para verificar a possibilidade de acesso aos locais. Equipe de geólogos estão analisando a movimentação do solo ocasionada pela elevada precipitação da chuva no curto espaço de tempo, principalmente, nas encostas e morros o que pode ocasionar novos deslizamentos.

Durante a manhã desta quarta-feira, 8, devido a previsão de chuva, foi realizada a evacuação das áreas de risco em Faria Lemos e Tuiuty. O objetivo foi prevenir novos desastres.

Em paralelo seguiu o trabalho de desobstrução de vias. São 15 frentes de trabalho em pontos de Faria Lemos, Tuiuty, BR-470, ERS- 444 e outras localidades. São utilizadas máquinas do DAER, DNIT e com horas máquinas das entidades.

Outras ações

O acolhimento das famílias segue no salão de Faria Lemos com alimentação, serviço de saúde, entre outros serviços para garantir o bem-estar da população abrigada no espaço.

A equipe do Bem-estar animal, Bento Pet, também está no local atuando com uma base, onde são realizados atendimentos veterinário aos animais resgatados e que necessitam de cuidados.

Atualização dos números da tragédia climática

A Atualização de dados das famílias atingidas pelos deslizamentos em Bento Gonçalves desta quarta-feira, 9, aponta para o registro de  mais dois óbitos no município, totalizando 09 pessoas.

Um total de 1008 pessoas foram resgatadas durante toda a operação, sendo mais 3 nesta quarta-feira, 8. As pessoas que haviam retornado, foram encaminhadas para casa de familiares. Um número de 60 pessoas seguem no ponto de acolhimento em Faria Lemos.

Os dados são compilados com informações das forças de segurança.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

PG

error: Conteúdo Protegido