O trabalho das equipes após os deslizamentos e a enchente da última semana em Bento Gonçalves seguem intensos. Nesta quinta-feira (09) seguiu o trabalho técnico para busca de desaparecidos, realizado pelas equipes dos Bombeiros do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia e Tocantins. A equipe dos Bombeiros de Minas Gerais encerrou os trabalhos na cidade. Atuam na operação Brigada Militar, Exército, Guarda Civil Municipal e Departamento de Trânsito. São 5 pessoas desaparecidas.
A equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), também está fazendo levantamento dos pontos para verificar a possibilidade de acesso aos locais. Equipe de geólogos estão analisando a movimentação do solo ocasionada pela elevada precipitação da chuva no curto espaço de tempo, principalmente, nas encostas e morros o que pode ocasionar novos deslizamentos. Cerca de 70 deslizamentos de grande proporção foram registrados.
Em paralelo seguiu o trabalho de desobstrução de vias. São 15 frentes de trabalho em pontos de Faria Lemos, Tuiuty, BR-470, ERS- 444 e outras localidades. São utilizadas máquinas do Daer, Dnit e com horas máquinas das entidades.
Durante o dia as equipes da Prefeitura, juntamente com Bombeiros seguiram com os trabalhos de acesso as principais comunidades. Foi necessária a abertura de vias, retirada dos trilhos do trem da estrada, postes, árvores e barreiras.
As equipes receberam reforço de dois veículos UVTs cedidos pela Eletrobrás para Prefeitura.
Outras ações
O acolhimento das famílias segue no salão de Faria Lemos com alimentação, serviço de saúde, entre outros serviços para garantir o bem-estar da população abrigada no espaço.
A equipe do Bem-estar animal, Bento Pet, também está no local atuando com uma base, onde são realizados atendimentos veterinário aos animais resgatados e que necessitam de cuidados.
Atualização dos números
Atualização de dados das famílias atingidas pelos deslizamentos em Bento Gonçalve -Edição-07, de quinta-feira (09/5) em decorrência das chuvas.:
_ Nesta atualização, não foram registrados óbitos em Bento Gonçalves. Um total de 1008 pessoas foram resgatadas durante toda a operação. 60 pessoas seguem no ponto de acolhimento em Faria Lemos.
Os dados são compilados com informações das forças de segurança.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor