A Secretaria da Saúde (SES) assinou novo convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para a realização de 30 mil exames RT-PCR, de biologia molecular, para o diagnóstico da Covid-19. Atualmente, a capacidade da universidade é de até 500 testes por dia. O acordo prevê, ainda, o valor R$ 3,6 milhões em recursos para a aquisição de insumos.
Desde abril, a instituição é parceira da SES na realização destes testes, que são feitos também pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), e outras universidades gaúchas.
O convênio teve apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). Para o vice-presidente do Cosems, Maicon Lemos, os novos testes rodados na UFRGS garantirão a agilização no tempo de resposta dos testes nas pessoas que mais precisam, ou seja, quem está em situação mais grave da doença.
Em reunião na tarde da quarta-feira (16/9), entre a diretoria da SES e do Cosems, também foi anunciado o início da terceira etapa do projeto Testar RS. A partir da próxima semana devem entrar em funcionamento as centrais regionais de triagem dos exames RT-PCR que são enviadas para fora do Estado para serem analisados.
As centrais serão instalados em Santa Maria, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Erechim. São enviados para laboratórios do Rio de Janeiro ou São Paulo os exames de pacientes com sintomas mais leves da Covid-19 que tenham menos urgência de retorno.
Outros assuntos tratados com o Cosems, na ocasião, incluíram a regionalização dos serviços de saúde para pacientes oncológicos, para diminuir a necessidade de deslocamentos para o tratamento de câncer, e, ainda, um projeto da SES com a Secretaria da Fazenda para otimizar os recursos dos bloqueios judiciais de medicamentos.
Texto: Ascom SES
Edição: Secom
Comandante do Corpo de Bombeiros de Bento orienta população sobre possíveis acidentes ligados ao inverno
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento