A Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, por meio de sua assessoria de Diversidade, vem a público manifestar solidariedade ao Movimento Negro Raízes, com sede em Bento Gonçalves, mediante o episódio lamentável de racismo e de xenofobia, ocorrido no município.
Áudios vazados, contendo ofensas de teor nazista contra imigrantes senegalezes e haitianos nos deixa, mais uma vez, perplexos e entristecidos. O caso já foi registrado na polícia e será aberto inquérito. A presença de imigrantes faz parte da formação do Rio Grando do Sul.
Os indígenas, povos originários, já estavam aqui quando chegaram os primeiros casais açorianos, no início do século 18 – mesma época em que também foram trazidos os africanos escravizados. Mais tarde, no século 19, vieram os alemães e italianos. Nosso estado é diverso e composto, também, por descendentes de poloneses, comunidades árabes, judaicas, entre outras.
A diversidade étnico-cultural é a grande riqueza de um povo. Mas, o respeito e a solidariedade devem ser a base dessa integração. Basta de racismo! Basta de xenofobia!
Fonte: Secretaria da Cultura do RS
Com audiências extras em pauta, Justiça do Trabalho gaúcha inicia participação na 14ª Semana Nacional da Execução Trabalhista
InovaBento traz palestra sobre estratégias para impulsionar negócios
Diocese de Caxias do Sul participa do 30º Encontro Estadual da Pastoral Carcerária, em São Leopoldo