O cronograma de capacitações oferecidas pela Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, por meio do Programa Municipal de Qualificação e Desenvolvimento Rural, às comunidades do interior, segue intenso. Nesta quinta-feira, 11, foi aberto mais um curso de “Tortas e Docinhos Caseiros”, na Linha Ferri, distrito de Faria Lemos, beneficiando onze moradores.
Nesta semana, outros dez moradores da Linha Cruzeiro, do distrito de São Pedro, receberam o curso de Aproveitamento Integral de Alimentos, promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
Sendo a terceira edição de capacitação com essa temática desse ano, o curso de “Tortas e Docinhos e Caseiros”, também realizado em parceria com o SENAR, está sendo ministrado pela instrutora Marinez Demarco. Com 16 horas de duração, a capacitação encerra nesta sexta-feira, 12.
Dentre os conteúdos ministrados estão: a Higiene e Saúde na Manipulação de Alimentos; Segurança e Saúde no Trabalho – prevenção de acidentes; Cuidados com o meio Ambiente; Preparação dos Ingredientes; Embalagem e Armazenamento; e desenvolvimento de receitas de diversas tortas e docinhos.
O secretário da pasta, Dorval Brandelli, e a coordenadora das capacitações, Sheila Carvalho, acompanharam a abertura do curso.
Segundo Sheila, “o foco do Programa Municipal de Qualificação é oferecer capacitações das mais diversas áreas do conhecimento que oportunizem as famílias rurais e suas comunidades momentos de aprendizagem e discussão sobre o desenvolvimento da região”.
O Secretário pontuou “que as capacitações, incentivadas e subsidiadas pela Administração Municipal, juntamente com as entidades parceiras, especialmente Senar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater, além de propiciarem aos participantes um melhor aproveitamento dos produtos e qualificação na alimentação caseira, objetivam incentivar o surgimento de agroindústrias familiares. Essas atividades acrescentam patrimônio e conhecimento à propriedade, resultando em aumento de renda e riqueza, contribuindo fortemente para a permanência da família e seus sucessores na propriedade.”
Os próximos cursos estão agendados para os meses de setembro e outubro, com a temática de Floricultura, para as comunidades da Capela das Almas, linhas Cruzeiro e Paulina. Em novembro, outras duas capacitações em Informática estão sendo definidas.
Participam do curso de Tortas e Docinhos Caseiros: Daniela Dorgigon Mezadri, Vanusa Candaten, Anair Sperança, Cristina Cimadon, Adriane Zdunek, Teresinha Argenta, Teresinha Tonet, Marileia Tonet, Iraci Careguinato, Adriane Marim e Marilene Trevisan.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Divulgação
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS