Supervisores regionais e o Grupo Técnico de Febre Aftosa do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi) começaram a se mobilizar para a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, que terá início dia primeiro de maio. Eles estiveram reunidos na quinta-feira (30), durante todo o dia, para discutir o panorama da Febre Aftosa no RS e traçar estratégias para a campanha.
Segundo o assessor técnico da Seapi, Fernando Groff, é fundamental que os criadores já comecem a se organizar e atualizem o cadastro de seu rebanho. “A expectativa é que sejam imunizados 13,8 milhões de bovídeos no Estado, até o dia 31 de maio, em cerca de 330 mil propriedades rurais”, avalia. Ele explica que as doses da vacina devem ser adquiridas em casas agropecuárias credenciadas na Secretaria. “Após a imunização, o produtor precisa realizar a comprovação na Inspetoria, apresentando a nota fiscal da compra e declarando o rebanho vacinado, por categoria e sexo”.
O secretário Ernani Polo destaca a importância da vacinação para garantir o status sanitário do Rio Grande do Sul. O último caso registrado da doença, no Estado, foi em 2001.
Foto: Fernando Dias/Seapi
Fonte: Secretaria de Agricultura do RS
Alunos conhecem rotina da Cooperativa Vinícola Garibaldi
Soberanas da 20ª Fenavinho surpreendem com trajes oficiais
Vale dos Vinhedos participa da ProWine fortalecendo coletividade da região