Foi realizada na sexta-feira (29), a primeira reunião do comitê intersetorial que irá discutir as ações de enfrentamento à gripe no Rio Grande do Sul. A iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde (SES) tem por objetivo reunir diferentes entidades para alinhar as diretrizes a serem seguidas por gestores e profissionais da saúde.A diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Marilina Bercini, apresentou os dados da circulação do vírus Influenza no RS e Brasil neste ano, com o predomínio da cepa A (H1N1). Uma nova reunião está prevista para a primeira quinzena de maio.
No RS, são 25 óbitos registrados até agora por Influenza, sendo 23 por Gripe A. Veja os números aqui.
O Rio Grande do Sul já recebeu mais de 2,5 milhões de doses da vacina, o que representa 70% do quantitativo total. A previsão é que mais 1,2 milhão de doses cheguem ainda na próxima semana. Levantamento parcial indica que cerca de 24% da população dos grupos de vulnerabilidade já foi imunizada até a sexta-feira (29). No Estado, a campanha permanece até o dia 20 de maio, tendo como objetivo imunizar no mínimo 80% da população integrante dos grupos de maior vulnerabilidade.
Para esse primeiro encontro, realizado na Sala de Monitoramento da SES/RS, a equipe do Cevs recebeu representantes do Sindicato Médico (Simers), Conselho Regional de Medicina (Cremers), sociedades regionais de Pneumologia e Infectologia, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Telessaúde/UFRGS, Federação dos Municípios (Famurs), Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Secretaria Estadual da Educação e Laboratório Central do Estado (FEPPS/LACEN).
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Secretaria de Saúde do RS
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal