Neste sábado (16), iniciam as pré-romarias, eventos que antecedem a 137ª Romaria ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha (RS), com a realização da 2ª Pré-Romaria dos Carros Rebaixados e a 10ª Pré-Romaria da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Farroupilha (Cooperfar). O lema desta Romaria, que vai ocorrer nos dias 26 (dia de Corpus Christi), 28 e 29 de maio, será Mãe de misericórdia: vida, doçura e esperança nossa, salve!
Uma das mudanças mais significativas desta edição é que praticamente todas pré-romarias serão realizadas aos sábados, exceto a Caminhada das Comunidades Eclesiais, que será na sexta-feira (22 de abril). “Essa decisão é para evitar interromper o trânsito os domingos, dia de maior movimento, facilitando desta forma o acolhimento dos visitantes”, explica o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.
A Pré-Romaria dos Carros Rebaixados, que este ano passa a integrar a programação oficial, terá concentração em frente à Escola São Tiago, na Rodovia dos Romeiros, a partir das 15 horas, com chegada prevista ao Santuário, às 16 horas, onde será concedida uma bênção aos carros e motoristas. A expectativa dos organizadores é que nesta segunda edição o número de carros ultrapasse os 50 veículos registrados no ano passado.
O Santuário de Caravaggio será mais uma vez o destino para cerca de 160 caminhoneiros que integram a Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Farroupilha (Cooperfar) e simpatizantes. A 10ª edição terá concentração no Posto Treviso (na RS-122, ao lado do posto da antiga Polícia Rodoviária Estadual, em direção ao Santuário), às 15h45min. Os caminhoneiros seguem em carreata até o Santuário, onde, às 17 horas, será celebrada a missa com homenagem ao motorista mais antigo e o mais jovem, bênção das chaves, dos caminhões e dos motoristas.
O coordenador, Alcionei Roque Silva, aposta que a mudança da pré-romaria do domingo de manhã cedo para o sábado à tarde, vai proporcionar que mais caminhoneiros acompanhados dos familiares e amigos participem deste importante momento de fé e gratidão. Segundo Alcionei, “os pedidos para a santa continuam os mesmos: proteção devido às más condições das estradas, insegurança, preços baixos dos fretes e aumento dos combustíveis, entre outros. Porém, temos que agradecer a redução de 35% no número de acidentes registrados em nossa associação. Isto é resultado de um trabalho de diálogo, conscientização e, certamente, da fé e proteção de Nossa Senhora de Caravaggio”, reconhece Alcionei.
PROGRAMAÇÃO PRÉ-ROMARIAS
– 22 de abril: Caminhada das Comunidades Eclesiais;
– 23 de abril: 13ª Pré-Romaria dos Ciclistas;
– 30 de abril: 4ª Pré-Romaria dos Motor Homes e 2ª Pré-Romaria das Crianças e Adolescentes;
– 07 de maio: 8ª Pré-Romaria dos Carros Antigos e 9ª Pré-Romaria dos Jipeiros;
– 14 de maio: 23ª Cavalgada da Fé
– 21 de maio: 7ª Caminhada e Corrida da Fé e 38ª Pré-Romaria dos Motociclistas
Além das pré-romarias, o Santuário de Caravaggio está realizando a novena dominical, iniciada no dia 27 de março e que prossegue até o dia 22 de maio, sempre nas missas das 11 horas.
Fonte: PLUG IDEIAS EM COMUNICAÇÃO
Mais de 4,3 milhões de candidatos participam do 1° fim de semana do Enem 2024
Capotamento deixa uma pessoa ferida na Garibaldina, em Garibaldi
PRF prende homem por falsidade ideológica em Carlos Barbosa