Foram 8181 atendimentos ao longo do ano, representando um aumento de 100% quando comparado a 2020
Ao longo de 2024, a equipe do SAMU de Bento Gonçalves realizou 8181 atendimentos, um aumento de mais de 100%, quando comparado a 2020, que naquele ano teve 4017 atendimentos.
No último ano, a equipe reforçou a força do grupo com o trabalho de resgates na catástrofe natural que envolveu enchentes e deslizamentos em Bento Gonçalves. Mais de 1100 pessoas necessitaram de resgate em poucos dias e condições desfavoráveis. O SAMU participou de forma ativa com suas equipes não só na cidade, mas também nos municípios vizinhos, os quais não possuem este serviço. Foram 544 resgates, via terrestre e com suporte aéreo.
Localizada junto ao Complexo de Saúde, no Botafogo, a base do SAMU conta com estacionamento para seis ambulâncias, dois dormitórios para equipe básica, um dormitório para equipe de avançada, banheiro e vestiário masculino e feminino, cozinha e refeitório, administrativo e sala de treinamento. Atualmente, a equipe conta com 13 condutores, 9 técnicos de enfermagem, 13 enfermeiros e 14 médicos.
As motolâncias, sempre cruciais para agilizar os atendimentos de resgate, agora contam com um amplo espaço de estacionamento. Os veículos estão equipados com o essencial para a prestação de cuidados à saúde, como desfibrilador, materiais para controle de hemorragias, equipamentos para suporte básico de vida e outros suprimentos médicos. As motos servem como apoio às Unidades de Suporte Básico (UBS), Unidade de Suporte Intermediário de vida (SIV) e das de Suporte Avançado (USA).
O condutor do veículo, Mateus Pilat, destaca que “as motolâncias desempenham um papel de deslocamento rápido até a chegada do local da ocorrência, garantindo agilidade na abordagem inicial e estabilização da vítima até a chegada da ambulância. No momento de salvar uma vida, cada minuto faz a diferença. Por isso, o uso da motolância é fundamental, porque proporciona mobilidade e reduz o tempo de espera do paciente para ser atendido”.
O condutor de ambulância Daniel Tessari enfatiza que “a resposta rápida passa muito pela qualificação dos profissionais, do entendimento que temos do nosso trabalho. E sabemos que precisamos sempre fazer o melhor possível. Entendemos que quanto antes o socorro chegar na cena, melhor para todo mundo. Para nós, é gratificante demais realizar esse trabalho de forma eficiente diariamente, sempre com segurança”.
As equipes também realizaram uma série de treinamentos voltados aos primeiros socorros, com o intuito de capacitar os munícipes na tarefa de prestar os primeiros atendimentos, quando for necessário, até a chegada do Samu. A técnica de enfermagem Cauana Corrêa esteve participando das ações e comenta que “o projeto de treinamento para a população é de extrema importância, pois desta forma as pessoas conseguem identificar quando é uma situação de urgência e emergência, prestar os primeiros socorros, para que quando ligarem para o Samu possam saber o que está acontecendo, facilitando, desta forma, o nosso trabalho e identificação da gravidade do atendimento”.
A coordenadora do Samu Melissa Bonatto destaca que “esses números mostram que trabalhamos com uma equipe de alta performance e ótima resposta, pois são vários fatores de qualidade que fazem a diferença para obtermos esses resultados. A propagação adequada de conhecimento à população e ter um time de alta performance, sem dúvida, são as chaves para a melhor assistência de urgência e emergência, e é isso que estamos ofertando à nossa população através dos treinamentos”.
A secretária de Saúde Daiane Piuco destaca que “os nossos profissionais têm feito um forte trabalho no dia a dia. O último ano foi de grandes desafios, e sem dúvidas, o fato de termos uma equipe altamente qualificada e treinada para as situações mais críticas fez a diferença, e hoje, com orgulho, destacamos que temos um dos melhores SAMU do Estado”.
SAMU-BG em destaque
O SAMU Bento Gonçalves recebeu também o prêmio e homenagem pelo menor tempo-resposta como equipe de suporte avançado do RS. O prêmio foi concedido na Assembleia Legislativa do RS no dia 6 de novembro de 2024.
No mesmo evento, em alusão aos 20 anos de SAMU, a equipe de suporte avançado de Bento Gonçalves recebeu o prêmio de primeiro lugar nas Olimpíadas do SAMU/RS. A premiação se deu com base no resultado da competição que aconteceu no dia 05 de Setembro de 2024 em Porto Alegre.
Ao longo do último ano o SAMU também desenvolveu e esteve ativo durante 2024 nos projetos de educação em urgência e emergência, primeiros socorros para leigos, profissionais da saúde, da segurança, da educação e trabalhadores de empresas, capacitação para educadores através da Lei Lucas de 2018, Defesa Civil, além das capacitações internas para as equipes e introdutório prático para profissionais de outras bases. Já o projeto Samuzinho na escola, visa educar e orientar as crianças e adolescentes para atendimentos em primeiros socorros.
Abaixo relação de capacitações ministradas pelo Núcleo de Educação em Urgência – NEU do SAMU Bento Gonçalves:
Capacitações para equipes do Samu-BG
Número total de capacitações- 20
Total de horas em capacitações- 180
Total de participantes- 226
Capacitações externas ministradas pelo Samu-BG
Número total de capacitações- 35
Total de horas em capacitações- 150
Total de participantes- 1528
Projeto Samuzinho na Escola
Número total de capacitações- 3
Total de horas em capacitações- 12
Total de participantes- 220
Visitas técnicas e estagiários recebidos no Samu-BG
Número total de visitas e estágios- 11
Total de horas em capacitações- 325
Total de participantes- 69
Introdutórios práticos de outros municípios recebidos no Samu-BG
Número total de profissionais- 20
Total de horas em capacitações- 816
Total de participantes- 20
Foram 89 capacitações, num total de 1483 horas de cursos e capacitações, para um total de 2063 pessoas, sendo estas profissionais da saúde, segurança, leigos e voluntários, dentre outros.
Fonte e foto: Comunicação – Prefeitura
PG
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS