A safra 2016/2017 de milho deve chegar a mais de 5 milhões de toneladas. Por isso, foi em clima de otimismo que ocorreu a Abertura Oficial da Colheita do Milho, na Fazenda da Lagoa, no município de São Nicolau, na Região das Missões, na manhã deste sábado, dia 28.
A área plantada nesta safra chegou a 806 mil hectares no Rio Grande do Sul, um aumento de 9% em relação à safra anterior. Os dados são da Emater/RS-Ascar e da Câmara Setorial do Milho, ligada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação. Segundo a Emater, a produtividade média deve ficar em 6.690 kg por hectare (kg/ha). Na safra passada, ficou em 6.406 kg/ha.
Presente ao evento, o governador José Ivo Sartori destacou o mérito “do capital humano, o produtor”, que é o responsável por levar o alimento para a mesa dos gaúchos. Sartori também lembrou da importância da produção de milho para o estado. “O Rio Grande do Sul é um dos melhores produtores de semente do Brasil. A evolução das tecnologias nas produções agrícolas é muito elevada e tem demonstrado isso na qualidade dos grãos. Precisamos avançar ainda mais tecnologicamente para aumentarmos a potencialidade de produção. E esse é um esforço que estamos fazendo”, destacou.
Sartori também falou sobre a grave crise financeira enfrentada pelo Rio Grande do Sul e se referiu às medidas adotadas para modernizar o Estado. “O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a implementar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Esse esforço é reconhecido pela União”, afirmou.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, enfatizou que a colheita é um momento de confraternização e celebração “porque chegamos no ponto final de todo o esforço dos produtores para chegar até aqui”. Polo também citou as políticas públicas desenvolvidas pelo governo do Estado para priorizar e ajudar os produtores na rotação de culturas, como por exemplo, o Programa Solo e Água, coordenado pela Secretaria.
O presidente da Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho), Cláudio Luis de Jesus, lembrou dos benefícios da evolução tecnológica, para as lavouras, e das boas políticas públicas, para o setor.
Informações do Palácio Piratini
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS