O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em 18 municípios afetados pelas enxurradas e inundações no Rio Grande do Sul. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (14) e vai viabilizar o acesso das prefeituras às ações de apoio do Governo Federal para o restabelecimento de serviços essenciais e recuperação dos danos causados pelas fortes chuvas no estado.
O reconhecimentos acontece logo após a visita do ministro Helder Barbalho à região no início da semana, quando ele garantiu agilidade no apoio às cidades e à população. Integram a lista Cristal, Itaqui, Miraguaí, São José das Missões, Sinimbu, Tiradentes do Sul, Vila Lângaro, Casca, Chapetta, Itapuca, Não-Me-Toque, Pirapó, Redentora, Roque Gonzales, Santo Ângelo, Terra de Areia, Tunas e Uruguaiana.
Auxílio emergencial
“Estamos atento aos transtornos vividos pelo Rio Grande do Sul. Por isso, trabalhamos com o objetivo de oferecer, o mais rápido possível, meios e recursos que permitam levar tranquilidade à população local “, afirmou o ministro Helder Barbalho.
Para acelerar as solicitações, equipe técnica do Ministério permaneceu na região com a finalidade de orientar os municípios e estados sobre os procedimentos, já que é preciso seguir legislação específica. O apoio é complementar às ações de estados e municípios.
Fonte: Ministério da Integração Nacional
RS terá primeira rampa de escape na ERS-129; lei de autoria do deputado Guilherme Pasin (PP), que prevê a instalação dessas estruturas, foi aprovada em 2024
Governo lança 48ª Expointer destacando o legado dos gaúchos para a construção do futuro do Rio Grande do Sul
Corte da Oktoberfest de Maratá visita Rádio Difusora e convida comunidade para a festa