O advogado Ricardo Ferreira Breier foi reeleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS) para o triênio 2019/2021. A votação ocorreu, nesta sexta-feira (30), em todo Estado. É a quinta vitória consecutiva de um candidato do grupo OAB Mais.
Com 97,36% dos votos apurados, o candidato da situação, Ricardo Breier (Chapa 1 – OAB Mais), venceu o pleito com 70,19% dos votos válidos, contra 16,63% do candidato Paulo Roberto Petri da Silva (Chapa 2 – OAB em Frente), e 13,18% do candidato Paulo Peretti Torelly (Chapa 3 – Muda OAB/RS – Somos Tod@s OAB). Faltam ser apuradas seis urnas, o que deve ocorrer somente na segunda-feira (3/12). Também foram eleitas as diretorias das 106 subseções.
Breier é o atual presidente da Ordem gaúcha, no período 2016/2018, e foi vitorioso em todas as urnas da capital gaúcha e também em 103 subseções, num total de 106. “Essa vitória mostra que a advocacia reconhece nosso trabalho e todas as conquistas. Isso também aumenta nossa responsabilidade. Vamos trabalhar ainda mais”, frisou Breier.
O presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, que por dois mandatos presidiu a OAB/RS e foi o primeiro presidente do grupo OAB Mais, acompanhou a votação em Porto Alegre. “Esse resultado traz ânimo para que o trabalho siga ocorrendo com mais dedicação e responsabilidade”, frisou.
Entre as principais bandeiras e temas a serem defendidos nos próximos três anos, estão a defesa das prerrogativas da advocacia, atenção para a jovem advocacia e a inserção de novos advogados no mercado de trabalho e preparar a advocacia gaúcha para os desafios da inteligência artificial.
A votação em todo o Estado ocorreu por meio de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS).
A nova gestão na OAB/RS começará em 1º de janeiro de 2019, estendendo-se até 31 de dezembro de 2021.
Compõem a diretoria de Breier para o segundo mandato: Jorge Luiz Dias Fara (vice-presidente), Regina Adylles Endler Guimarães (secretária-geral), Fabiana Azevedo da Cunha Barth (secretária-geral adjunta), e André Luis Sonntag (tesoureiro). Dos integrantes da diretoria, Sonntag é o único que já ocupava o cargo para o qual foi reeleito.
Perfil
Com 52 anos, Breier é advogado militante há 27 anos e professor universitário há 25 anos. Doutor em Direito Penal pela Universidade de Sevilha, na Espanha. Breier teve seus primeiros contatos com a OAB/RS ainda quando era aluno da faculdade de Direito, nos anos 80, por meio dos cursos de capacitação da Escola Superior de Advocacia.
O trabalho de Breier na Ordem gaúcha iniciou a partir de 2007, durante as duas gestões de Claudio Lamachia (2007/2009 – 2010/2012), como conselheiro seccional; coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto; membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos; vice-presidente da Comissão de Ensino Jurídico e membro da Comissão de Defesa, Assistência das Prerrogativas; além de diversas representações institucionais.
Em suas atuações, Breier esteve à frente de pleitos de interesse da advocacia e da cidadania, atuando fortemente contra a violação das prerrogativas, em temas como a saúde, os presídios, debates que envolviam a discriminação racial, pessoas portadoras de deficiências, homofobia e idosos.
Na gestão do ex-presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, eleita para o triênio 2013/2015, Breier assumiu o comando da Secretaria-Geral da entidade, onde implementou um sistema de gestão corporativa, tendo uma visão ampla e administrativa do Sistema OAB. Também foi coordenador do Mutirão da Gestão Digital, que certificou mais de 30 mil advogados em todo Estado, além de representante da Ordem gaúcha na Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário do CFOAB.
Na sua gestão como presidente, Breier institui o Plano de Valorização da Advocacia, com 21 itens a serem contemplados. Entre conquistas dos últimos três anos, estão: implantação gradativa do sistema e-proc na Justiça estadual, substituindo o problemático e-Themis; a implantação do INSS Digital; lei estadual para a advocacia gaúcha com a isenção de custas na execução de honorários; criação na Tabela de Honorários da categoria Advogados Correspondentes; nome dos advogados em todos os alvarás da advocacia trabalhista.
Além disso, houve a inauguração do moderno OAB-RS Cubo, uma incubadora de conhecimento da entidade; celeridade no Tribunal de Ética e Disciplina; aumento na fiscalização de publicidade irregular; inauguração de novas Subseções e de reformas de subseções em todo Estado; ampliação do número de convênios da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-RS); melhorias em mais de 270 salas da OAB por todo estado.
Fonte: OAB/RS
Dom José Gislon – Para fazer resplandecer o espírito do Natal!
Consulta Popular divulga as quatro prioridades eleitas na Serra
UCS Bento entra em 2025 com novo curso de Administração