A estratégia da Rio Grande Energia (RGE) para mitigar os impactos do temporal que devastou a rede de energia elétrica e pontos em inúmeras cidades no Estado conseguiu, na manhã deste sábado, restabelecer os casos prioritários e blocos com número elevado de clientes. Desde o começo desta manhã, as equipes foram direcionadas ao atendimento dos casos pontuais dos municípios, como ruas em bairros, unidades consumidoras e clientes que ficam mais afastados dos centros urbanos.
Neste momento, 30 mil clientes da companhia estão com o fornecimento ainda interrompido. Deste total, 7 mil estão localizados em Caxias do Sul, o município da área de concessão mais castigado pelo temporal da última quinta-feira. Em Caxias do Sul, a força-tarefa estava concentrada em restabelecer o sistema de abastecimento de água, hospitais e Unidades Básicas de Saúde e eliminar situações de risco e a comunidade de Vila Oliva. Desde ontem à noite, as equipes da Companhia estão concentradas nos bairros e realizando obras para recompor a rede nas próximas horas.
Desde a noite de quarta, quando a RGE emitiu um alerta de temporal, as equipes da concessionária foram movimentadas para pontos estratégicos afim de atender o maior número de municípios e atuar nos efeitos colaterais do temporal que chegou ao Estado acompanhado de granizo, alta incidência de raios, volume de chuva acima da média e ventos com mais de 100 km/h. No pico do temporal, a RGE chegou a ter 235 mil desligados, número que foi baixando gradativamente até a manhã deste sábado.
A companhia está empenhada e não desmobilizará seu efetivo até o restabelecimento completo da energia elétrica. Entretanto, em alguns pontos, há necessidade de obras de infraestrutura para o deslocamento dos eletricistas, como a retirada de barreira e reconstrução de pontes de acesso à localidade ou mesmo municípios. Enquanto isso, a RGE faz manobras para estabelecer fontes alternativas de alimentação às cidades sem comprometer o sistema com sobrecargas.
SMS Center:
Para isso, basta enviar a palavra LUZ e o “Seu Código”, disponível na fatura de energia, para o número 27350. O serviço é gratuito.
Para utilizar o serviço é necessário se cadastrar no SMS Center enviando a palavra IN e o “Seu Código” para o mesmo número.
Pela internet: www.rge-rs.com.br
Aplicativo para smartphone: CPFL e Você, no qual estão disponíveis os serviços da RGE. O aplicativo está disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone.
Dicas de Segurança
Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança:
· Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE.
· Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
· Afaste-se de janelas e portas metálicas.
· Evite os banhos nos momentos de tempestades.
· Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
· Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.
Fonte: RGE
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS