A RGE e a RGE Sul alertam clientes para a atuação de golpistas em suas áreas de concessão. Os criminosos tentam extrair valores financeiros dos consumidores. A atuação dessas pessoas ocorre por meio de contato telefônico onde informam sobre uma suposta dívida que precisa ser negociada em algumas horas, o que não é um procedimento de cobrança das distribuidoras. Para evitar prejuízos, as concessionárias estão oferecendo dicas para que os clientes se protejam.
A RGE e a RGE Sul atestam que nenhum de seus colaboradores ou prestadores de serviço faz ou está autorizado a fazer em nome das companhias a cobrança de qualquer valor ou a solicitar depósitos/ transferências em contas bancárias. Também é importante ressaltar que eletricistas e leituristas utilizam uniformes e crachá de identificação com foto e automóveis igualmente identificados.
As empresas também informam que não fazem qualquer tipo de serviço mediante pagamento prévio. Cobranças são realizadas apenas pelas faturas de energia. Mesmo via telefone, as concessionárias não solicitam senha de acesso aos portais, o que, inclusive, é pessoal e intransferível de cada consumidor. Ainda, não existem campanhas e sorteios das distribuidoras sem a prévia divulgação nos sites.
Caso os clientes recebam ligações suspeitas ou percebam algo incorreto nas faturas de energia elétrica, como valor, código de barras e qualidade do papel, a RGE e a RGE Sul recomendam que as informações sejam confirmadas pelos canais oficiais das empresas.
Aplicativo CPFL Energia, disponível para Android e iPhone
Agência Digital: https://servicosonline.cpfl.com.br
Portal RGE Sul: www.rgesul.com.br
Central de Atendimento 0800 707 7272
Portal RGE: www.rge-rs.com.br
Central de Atendimento 0800 970 0900
Na hipótese de o cliente ter sido vítima ou alvo de algum golpista, a orientação é a de que procure a Polícia Civil e efetue o registro de um Boletim de Ocorrência.
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