Nesta semana, representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente (SMMAM) e de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA) e da Emater- RS/Ascar, estiveram reunidos para discutir o licenciamento ambiental para as agroindústrias familiares.
Bento Gonçalves é o município que possui o maior número de agroindústrias do estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, de acordo com a SMDA, são 36 agroindústrias familiares cadastradas no Selo Sabor de Bento, e, 33 inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF) do Rio Grande do Sul.
A licença ou Declaração de isenção (dispensa ou não incidência) ambiental é documento emitido pelo órgão ambiental competente, sendo ele municipal ou estadual, que comprova que o estabelecimento preenche os requisitos ambientais da atividade e autoriza o seu funcionamento.
No caso das agroindústrias, até o momento, a regularização é emitida pelo governo estadual. O objetivo da reunião foi debater a viabilidade da emissão da Declaração de Não Incidência de Licenciamento Ambiental pela municipalidade, ficando a cargo da Secretaria Meio Ambiente.
“Estamos realizando mais essa ação de forma a desburocratizar e agilizar o processo de regularização de novas agroindústrias. A emissão da isenção de licenciamento pela municipalidade é mais um incentivo a agricultura familiar, ao empreendedorismo da nossa comunidade e ao pequeno produtor”, destaca o da Agricultura, Dorval Brandelli.
Nesta sexta-feira, 24, o grupo se reunirá novamente, com a presença dos técnicos do Meio Ambiente, para planejamento e organização do trabalho para a emissão das declarações.
Também participaram do encontro, o secretário de Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, o chefe do escritório da Emater de Bento Gonçalves, Thompsson Benhur Didoné, o tecnólogo em Alimentos da Emater, Neiton Bittencourt Perufo e a assessora administrativa da SMDA, Patrícia Santos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação
MOTOCICLISTA FICA FERIDA EM ACIDENTE NO MARIA GORETTI, EM BENTO GONÇALVES
HOMEM FICA FERIDO APÓS ACIDENTE NO BORGO, EM BENTO GONÇALVES
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo