A Atuaserra, Instância de Governança Regional Uva e Vinho em seu âmago, atua e desprende a sua maior energia no que tange “o esforço do trabalho coletivo”, na formação de redes locais e regionais.
O resultado deste esforço foi visualizado no território em 2019, mesmo nos pequenos municípios (1.333 habitantes, por exemplo), consolidando e permitindo o fomento do desenvolvimento local e regional.
O acompanhamento, o incentivo afim de que os Planos Municipais de Turismo, sejam tornados ativos e efetivos, ocorre na Região Uva e Vinho, junto ao empoderamento do trade frente as novas legislaturas, a participação nas decisões do setor público, a gradual migração de Conselhos Consultivos para “Deliberativos”, sendo que alguns até tornaram-se Executivos.
A partir desta disciplina, os Conselhos Municipais de Turismo – COMTURS, construíram e constroem como sua principal ação, os Planos Municipais de Turismo, incentivando a participação dos empreendedores do público local. Atualmente, acompanham as audiências públicas, a criação da Lei e exigem a implantação das ações.
Em 2019, devido à dificuldade de fechamento de agendas, dos 29 municípios que compõem a Região Uva e Vinho no Mapa do Turismo Brasileiro, apenas Vila Maria não conseguiu finalizar o plano municipal de turismo, que será fechado em 2020 com máxima brevidade.
Fonte: Atuaserra – Associação de Turismo da Serra Nordeste
Foto: Arquivo Rádio Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves