Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), colocam o Campus Bento Gonçalves do IFRS em primeiro lugar entre as escolas da cidade. Foram publicados somente os dados relativos aos estudantes do Curso Técnico em Viticultura e Enologia que é realizado na modalidade Concomitante ao Ensino Médio. As informações relacionadas aos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio que estudam nos institutos federais não foram disponibilizadas.
A diretora-geral do Campus, Soeni Bellé, destaca que “ao mesmo tempo que ficamos felizes por termos ficado em primeiro lugar entre as escolas da cidade, estamos decepcionados pois os cursos técnicos integrados não foram considerados”. Ela ressalta que o resultado positivo, apesar de parcial, reflete a qualidade do ensino ofertado no Campus.
“O estudante de nível médio tem uma formação integral, que alia os conhecimentos técnicos profissionais com a formação geral e humana. Contamos com um quadro de servidores altamente qualificados, sendo que 95% dos professores possuem mestrado, doutorado ou pós-doutorado e mais de 50% dos técnicos administrativos possuem cursos de pós-graduação”, informa.
A diretora também salienta que os alunos dispõem de refeitório, assistência estudantil, realizam visitas técnicas, trabalhos de pesquisa e extensão, com diversas opções de atividades extra-curriculares. “Essa situação é encontrada na maioria dos institutos, e no momento em que se destaca os baixos indíces obtidos no Ideb pelas escolas públicas, é de se estranhar, que justamente as escolas federais que oferecem educação de qualidade e alcançam altos indíces não sejam divulgadas”.
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou nota manifestando a indignação em relação à ausência dos institutos federais no ranking do Enem de 2015 por escola. O presidente do Conif, Marcelo Bender Machado, informa que o Conselho não tinha ciência de que a Rede Federal seria desconsiderada na última avaliação do Enem.
“As instituições da Rede vêm crescendo positivamente no ranking. Portanto, tínhamos uma expectativa diferente para a divulgação do resultado. Cabe-nos, agora, dialogar e tentar reverter esta situação”, afirma.
O presidente do Grêmio Estudantil dos Técnicos em Agropecuária, Enologia e Informática (Getae), Vitor Antonio Frainer, lamentou “que possa ocorrer um equívoco tão grande por uma pasta que já foi responsável, no passado, por iniciativas, avanços e programas que hoje beiram seu fim”.
De acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS, José Eli Santos dos Santos, a divulgação do resultado do Campus Bento Gonçalves é exceção entre os 18 campi da Instituição. “Nenhuma das nossas outras unidades teve a publicação dos dados e somente 42 das mais de 650 unidades que compõem a Rede Federal aparecem na listagem”, salienta.
Fonte: IFRS
Identificada vítima de homicídio em Veranópolis
Via Atacadista inaugura mais uma loja em Caxias do Sul na próxima semana
Morre Cid Moreira, ícone do telejornalismo brasileiro, aos 97 anos