A 108ª edição da Viagem Segura no feriado de Nossa Senhora Aparecida encerrou-se à meia-noite do domingo (13) com fiscalização de 19.339 veículos por agentes da Brigada Militar e seu Comando Rodoviário (CRBM) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Juntos, os órgãos registraram 8.108 infrações. Desde a zero hora da sexta-feira (11), foram recolhidos 436 veículos e 249 carteiras de habilitação irregulares.
O esforço conjunto dos órgãos de trânsito para a redução da acidentalidade se refletiu em um número reduzido de mortes no trânsito. Nos três dias ocorreram nas ruas e estradas gaúchas 188 acidentes de sexta a domingo, que resultaram em 161 feridos e três mortos no local. No ano passado, em quatro dias ocorreram 15 acidentes fatais, que resultaram em 21 mortes, contabilizado o acompanhamento das vítimas até 30 dias após a ocorrência. Entre os anos de 2007 a 2018, o feriado de Nossa Senhora teve, em média, 6,51 mortes por dia.
A diretora institucional do DetranRS, Diza Gonzaga, ressalta a importância da participação da sociedade para a redução da violência do trânsito, que geralmente se agrava em feriados e datas festivas. “Apesar do número reduzido de mortes, não há o que comemorar. Três pessoas perderam a vida no trânsito do Rio Grande do Sul no último final de semana. São três famílias impactadas pela dor imensurável da perda de um ente querido. Nossa luta é perseguir diariamente o índice de morte zero no trânsito. As ações de governo, aliadas à educação e ao comprometimento de todos, são o caminho para um retorno tranquilo para casa.”
Os órgãos de fiscalização aplicaram 3.538 testes de etilômetro, o popular bafômetro, e autuaram 74 condutores por embriaguez, dos quais 17, além de responderem por infração administrativa, foram enquadrados em crime de trânsito e encaminhados a delegacias. Outros 211 foram autuados por recusa ao teste do etilômetro. Todos esses 285 condutores sofrerão as sanções administrativas do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro: multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano (além da retenção do veículo e do documento). Em caso de reincidência em um ano, aplica-se a multa em dobro e é instaurado Processo de Cassação do Direito de Direito de Dirigir contra o infrator.
Um dos principais programas de segurança no trânsito do Estado, a Viagem Segura reúne órgãos de fiscalização e instituições parceiras para prevenir acidentes nos feriados e principais datas comemorativas. Desde seu lançamento, em 2011, foram abordados 5.756.514 veículos, o que corresponde a 83,4% da frota do RS, que é de 6.901.309 (até agosto/2019).
Fonte: DetranRS
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS