O Qualidade na Taça, projeto que visa qualificar o atendimento e aumentar a comercialização dos vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros no mercado interno junto aos pequenos negócios de alimentação fora do lar conclui suas atividades nesta quarta-feira, dia 30, comemorando resultados. A ação é desenvolvida pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Desde setembro de 2014, 2,6 mil profissionais, de 1,3 mil estabelecimentos de 14 estados brasileiros, foram instruídos por consultores e sommeliers, preparados com a metodologia do projeto, com a curadoria da sommeliérie Silvia Mascella Rosa. Nesses dois anos, foram capacitadas 85 turmas.
“Superamos todas as nossas expectativas. O projeto é de extrema relevância para o setor. As pessoas mudam a percepção quando conhecem o produto e acabam tendo mais poder de argumentação na venda”, avalia o presidente do Ibravin, Dirceu Scottá.
Desde domingo (27) até essa quarta-feira (30) circulam pela Serra Gaúcha 32 profissionais de bares, restaurantes e lojas especializadas em bebidas de 16 cidades brasileiras. Durante os quatro dias, o grupo visitará seis vinícolas da região e também assistirá uma apresentação da biomédica Caroline Dani sobre o suco de uva e seus benefícios à saúde. Os convidados – gestores e sommeliers dos empreendimentos– foram escolhidos tendo como critério os participantes do projeto que obtiveram maior destaque durante as capacitações.
“Diversos depoimentos de participantes revelaram que, até então, não tinham tido a oportunidade de estudar e se aprofundar mais sobre o assunto. Por meio do Qualidade na Taça também conseguimos aumentar a quantidade de rótulos brasileiros nos estabelecimentos”, comemora o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini.
O Qualidade na Taça é financiado pelo Sebrae com contrapartida do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis-RS).
CIDADES PARTICIPANTES DO QUALIDADE NA TAÇA:
Belo Horizonte (MG)
Brasília (DF)
Campinas (SP)
Cuiabá (MT)
Curitiba (PR)
Florianópolis (SC)
Fortaleza (CE)
Goiânia (GO)
Gramado (RS)
Manaus (AM)
Natal (RN)
Porto Alegre (RS)
Recife (PE)
Rio de Janeiro (RJ)
Salvador (BA)
São Paulo (SP)
Legenda: Trinta e dois profissionais de bares, restaurantes e lojas especializadas em bebidas estão visitando seis vinícolas da Serra Gaúcha pelo projeto Qualidade na Taça
Crédito: Alexandra Mezzacasa/Ibravin
Fonte: Ibravin
Comunidade de São Pedro se prepara para a 6ª edição da Festa Flores de Pedra
ABE abre votação para Enólogo do Ano 2024
Para comemorar o Dia do Gaúcho, churrasco no espeto, vinho e espumante na taça