O programa jurídico-social de Regularização Fundiária, denominado “Regulariza Bento” é gerenciado pela Secretaria de Habitação e Assistência Social (SEMHAS), e tem a finalidade de reconhecer a propriedade definitiva dos assentamentos irregulares já consolidados, com a emissão da titulação aos ocupantes. Em 2017, 151 famílias residentes dos loteamentos COHAB, Fasolo, Cembranel e Nossa Senhora da Saúde foram contempladas.
Em Bento Gonçalves, o projeto desenvolvido em parceria e com o apoio do Registro de Imóveis, do IPURB e da Procuradoria Geral do Município, desde 2013, já regularizou oito loteamentos, onde foram beneficiadas 561 famílias. São eles: Loteamento Zatt II (39 famílias), Loteamento São Paulo I (12 famílias), Loteamento São Paulo II (40 famílias), Loteamento Vila Nova II (317 famílias), Loteamento Cohab (25 famílias), Loteamento Fasolo (24 famílias), Loteamento Cembranel (43 famílias) e Loteamento Nossa Senhora da Saúde (61 famílias).
Atualmente, o Departamento de Habitação está realizando a Regularização Fundiária nos bairros Zatt, Santa Marta e Progresso, onde serão atendidas mais de 850 famílias. Além disso, estão sendo realizados levantamentos e estudos em outras áreas que poderão ser agraciadas com o projeto, nos bairros Municipal e Conceição, abrangendo cerca de 800 famílias.
De modo a garantir o direito social à moradia digna e o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana, todo o processo de regularização oferecido é gratuito e, entre os benefícios estão: a conquista de um endereço oficial; a garantia de segurança jurídica do imóvel e proteção contra despejos; a valorização imobiliária do imóvel regularizado; a possibilidade de regularizar e averbar as construções edificadas sobre o lote; o acesso a linhas de crédito, e ao fim da informalidade para os contemplados.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite
IGP-RS lidera ranking nacional de análise balística de armas e projéteis