Na sexta-feira (21), o Projeto OAB vai à Escola iniciou o ciclo de palestras na rede público de ensino de Bento Gonçalves. O primeiro educandário foi a EMEF Professor Agostino Brun com os alunos de 8º e 9º anos, sendo que os trabalhos do projeto iniciaram em abril na rede estadual de ensino, sendo o primeiro educandário a receber a EEEF Carlos Dreher Neto.
Para os temas é realizada uma pesquisa, juntamente com os profissionais de educação e estudantes, de interesse social, visando promover uma conscientização sobre os deveres regidos pelas leis e as consequências jurídicas de atitudes impensadas ou violentas. Assim, foram selecionados proferir noções de Constituição Federal e Estatuto da Criança e do Adolescente, Bullying, Cyberbullying, Direito Digital, Violência Doméstica e Lei de Drogas e os trabalhos foram conduzidos pelos advogados Silvio Cardoso e Aline Reis.
Na ocasião estiverem presentes a Secretária de Educação, Adriane Zorzi; a coordenadora pedagógica da SMED, Adriana Razia; o presidente da OAB – Subseção de Bento Gonçalves, Rodrigo Terra de Souza; a vice-presidente da OAB – BG, Camile Pasquali; a tesoureira da OAB – BG, Ângela Vanoni; a presidente da Comissão da Mulher Advogada e coordenadora do projeto OAB vai à Escola, Gabriela Alves dos Reis; a diretora da EMEF Agostino Brun, Érica Lodi Soledade.
Para o aluno do nono ano, Marco Antônio Zanon, a palestra foi muito válida. Marco Antônio “eu tenho um interesse no Direito, me trouxe conhecimento sobre os deveres de cada um. Achei muito boa a palestra”.
A diretora Érica Lodi Soledade destacou sobre os temas serem de interesse de todos. “A nossa escola já é há algum tempo agraciada pelo projeto. A temática ajuda muito os nossos adolescentes, com a conduta de nosso educandário. Agradecemos muito por essa atenção, pelas informações e conhecimentos que nos auxiliam a esclarecer dúvidas”.
A coordenadora do projeto Gabriela Reis ressaltou sobre a necessidade dessa aproximação junto a essa faixa etária. “As leis fazem parte da nossa vida em todos os momentos. Esse trabalho que a gente faz é trazer um pouco deste conhecimento jurídico, de temas que não estão no currículo escolar de vocês e proporcionar essa troca do que é a advocacia, a Ordem dos Advogados do Brasil. É sempre importante trazer que na nossa vida, na nossa sociedade, em todos os âmbitos, nós vamos estar entre direitos e deveres. E por isso temos leis e vamos discorrer sobre algumas mais importantes para a faixa etária de vocês”.
A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, falou sobre a oportunidade de refletir e conhecer sobre os deveres em sociedade. “Esse projeto pensa em trazer informações para vocês jovens que não tem muito contato com a questão do Direito. É muito importante que a gente mantenha essa parceria com OAB, pois temos deveres enquanto cidadãos sejamos crianças, adolescente ou adultos, pois para cada ação que fizemos temos uma reação, uma resposta. E, às vezes, fazemos coisas sem conhecimento. Essa parceria é benéfica para ter noções sobre o que nos cabe fazer e não cabe fazer e quais as repercussões para cada ato que a gente cometer. São conhecimentos que possam ajudar a nossa vida, a nossa comunidade”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
5ª edição da Rústica Sesc/Caitá em Bento bate recorde de público
Semana Nacional do Trânsito inicia no dia 18 de setembro com uma série de ações educativas em diferentes localidades de Bento
Morre em Bento o ex-vereador e ex-secretário Juares Baruffi