Na quarta-feira (26), ocorreu na Praça CEU, no Bairro Ouro Verde, em Bento Gonçalves a abertura das atividades do Projeto Gesta- Cultura em crescimento, que irá implementar diversas ações para potencializar e dinamizar a cena cultural da Zona Norte de Bento e seus diversos agentes envolvidos.
A ação é financiada pela Secretaria de Estado da Cultura/SEDAC/RS, por meio do Pró-Cultura/RS, em parceria com o RS Criativo, através do Edital Territórios Criativos e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, Ártemis História Arte e Cultura, Dom Quixote Livraria, Nest Support e Respira Produção Cultural.
Com o projeto será realizado o mapeamento dos trabalhadores da cultura da Zona Norte. Além da execução de oficinas de produção cultural, empreendedorismo cultural, residência artística e produção de um evento resultante destas ações articuladas.
O proponente do projeto Rogério Rodrigues comenta sobre as expectativas da capacitação.“Dado o grupo de pessoas que o projeto está incluindo, as expectativas são as melhores possíveis. Temos pessoas da área da comunicação, da cultural tradicionalista, do graffiti, do teatro, da música. A ideia com isso é proporcionar para que essas pessoas consigam lidar com editais e com a produção de eventos. Que eles saiam daqui melhores formados, mais aptos a captar recursos e produzir eventos, além de fomentar a cultura na criação de novos espaços, novos ramos da área”.
O Secretário de Cultura Evandro Soares ressaltou sobre a iniciativa de promover a continuidade da cultura. “O projeto só vai somar ao cenário de Bento Gonçalves e região. A gente sabe o quanto um projeto cultural pode ser transformador numa cidade, e isso reflete na economia, na saúde e na segurança. E com o Gesta todos saem ganhando, pois vai ser dada continuidade, além de saber lidar com as questões burocráticas dos editais. Com certeza é uma formação global e de grande valia para a comunidade”.
O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira expressou sobre a pujante vida cultural de Bento Gonçalves.“Bento Gonçalves é uma cidade muito rica culturalmente. E é muito legal de o projeto Gesta estar sendo realizado num de nossos cartões-postais culturais que é a Praça CEU. Parabéns por terem escolhido a Praça CEU. Vai ser uma troca de experiências entre artistas, ímpar. A gente precisa manter a cultura fortalecida, valorizada e sempre agradecê-la por ela estar presente no nosso dia a dia. Ela precisa ser a base de tudo”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Jose Martim Estefanon
PG
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal