Projeto Espaldeiras: segue o plantio e cultivo das plantas em Bento

O incentivo aos agricultores e o meio rural é um dos principais objetivos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA). Com esse viés, neste ano iniciou o projeto relacionado ao incentivo ao agricultor para a produção de uvas de qualidade superior em espaldeiras.

O projeto conta com subsídio de 50% do valor de aquisição das mudas viníferas para o plantio de 1 hectare por ano em sua propriedade com até 30 horas/máquinas, desenvolvido em parceria com a EMATER, Embrapa e IRFS-RS. O plantio para produção em espaldeiras em propriedades do município iniciou em agosto, e o projeto conta atualmente com 29 agricultores inscritos. Desde então já foram realizados, pelo menos, 28 terraplanagens nos quatro distritos que circundam o município.

O agricultor Mauro Morandi, morador do distrito de São Pedro comentou sobre a importância do projeto.

“É um belo projeto da Prefeitura e tem sido importante para toda a nossa família. Esse incentivo ajuda muito, e tem feito a diferença também porque ajudou a fazer com que meu filho ficasse trabalhando conosco na agricultura. Nós estamos trabalhando bastante para ter um bom futuro, fazendo uma uva e um vinho melhor”.

A Casa Zottis- Vinhos e Uvas está plantando 2.200 mudas em uma área de 0,6 hectares. O Sócio-proprietário Juliano Zottis comentou sobre o projeto e os planos para a vinícola.

“Para nós é de extrema importância esse incentivo da Prefeitura porque as plantas estão num crescimento muito bom. A ideia é em 2023 fortalecer e estruturar a planta, e em 2024 colher alguns frutos. Estamos tendo bastante cuidado com a adubação para manter as mudas com qualidade. Em 2024 vamos começar a elaborar os primeiros vinhos”.

O secretário de Agricultura Volnei Christófoli comentou sobre o andamento do projeto.

“Nos orgulha muito estar trabalhando num projeto que gerou grande engajamento entre as comunidades do interior e que apostaram no cultivo das espaldeiras. Certamente num futuro próximo seremos agraciados com vinhos de extrema qualidade”.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Divulgação/Juliano Zottis

error: Conteúdo Protegido