Desde outubro as praças de Bento Gonçalves estão recebendo um grupo de 20 senhoras que surgem como se fosse uma cena musical de um filme. Aos poucos elas se posicionam, vestindo o mesmo traje, e começam a movimentar o corpo, as mãos, e num instante, surgem coreografias embaladas por uma música e a realidade do cotidiano ganha os olhares, a atenção e a admiração de quem presencia.
Essa ação cultural, que recebeu o nome de EnvelheSendo, idealizada por Renata Zanchettin e Amanda Khalil Suleiman Zucco, traz para a cena artística um novo olhar sobre o idoso. Renata destaca que “nesse cenário contemporâneo, compreender o envelhecimento significa perceber a singularidade de cada etapa da vida; a unicidade de cada momento. Isto é, significa ver nesse corpo – o qual o tempo vem remodelando – sua forma de pensar e de se colocar na sociedade, e ainda, seus discursos, possibilidades e potencialidades”
Assim Renata e Amanda desenvolveram a coreografia em aulas juntamente com a subjetividade, limites físicos e histórias de vida de cada uma. O projeto, que foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, iniciou em janeiro deste ano com a procura das alunas, reuniões para esclarecimentos do desenvolvimento da intervenção artística, pesquisa de movimentos, ensaios e confecção dos figurinos.
Após, foi decidido que praças seriam o cenário ideal para essa experiência estética que procura produzir novas maneiras de perceber o cenário urbano e criar relações afetivas com a cidade que não a da objetividade funcional que aplaca o dia-a-dia.
Dias e horários das próximas apresentações:
29/11 (quinta-feira) – 17h – Praça Dr. Walter Galassi (Lancheria do Perera)
08/12 (sábado) – Jornada Cultural 13:30 – Em frente a Fundação Casa das Artes, Praça Ismar Scussel
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Jose Martim Estefanon
Natal nos Vinhedos inicia programação da terceira edição
Dom José Gislon – Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria
Homem morre em confronto com policial militar de folga em Caxias do Sul