Projeto “Encontro com o Escritor”: mais de 1080 livros são doados para escolas municipais em Bento

Com a proximidade da Feira do Livro, o projeto “Encontro com o Escritor”, mobiliza a comunidade escolar em torno da questão da leitura. Com esse viés, os educandários do município estão recebendo obras de escritores gaúchos, que serão trabalhadas em sala de aula. Nesta terça-feira (06), ocorreu a entrega de alguns destes livros na EMEF Professora Maria Margarida Zambon Benini. Ao todo serão entregues, pelo menos, 1081 livros em todas as escolas do município. A 37ª Feira do Livro de Bento Gonçalves acontece entre os dias 5 e 16 de outubro.

A diretora do Educandário Denise Pandolfo, celebrou a entrega dos livros. “É realmente muita gratidão, um orgulho grande de estar recebendo simbolicamente os livros da feira. É uma grande honra e alegria”.

A secretária da Educação Adriane Zorzi destacou que “esse é um momento importante para os nossos alunos, que poderão ter um contato mais direto com alguns dos escritores gaúchos, aprofundando os conhecimentos acerca de cada autor, além de terem a oportunidade de estudarem as obras em sala de aula”.

O secretário de Cultura Evandro Soares destaca que “estamos proporcionando essa aproximação, envolvendo todos os nossos alunos com a feira do livro, para que o livro esteja cada vez mais próximo, proporcionando a experiência de conhecer os autores. E também para que possam dialogar e estar mais próximos da programação da Feira do Livro”.

Sobre o projeto

A necessidade de desenvolver ações que proporcionem o livre e irrestrito acesso ao livro e à leitura, possibilitando a participação efetiva da comunidade na feira faz com que o contato do leitor com o escritor e sua obra seja o caminho para o efetivo desenvolvimento das relações de leitura.

Cada escola envolvida no projeto recebe exemplares dos livros do escritor selecionado, para integrar o acervo da biblioteca escolar.

As escolas comprometidas com o projeto são orientadas e reunidas, periodicamente, para esclarecimentos e trocas de experiências.

Definido o escritor, as escolas trabalham com antecedência as obras sugeridas pelos escritores e selecionadas pela Comissão Organizadora da Feira do Livro, além da biografia do escritor, para tornar o momento do encontro, que culminará na Feira do Livro, mais significativo, oportunizando um maior envolvimento e aproximação dos alunos com o escritor.

Dentro da programação da Feira do Livro, os encontros entre os alunos e escritores ocorrem dando assim uma finalidade para todo o trabalho desenvolvido nas salas de aula.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Rodrigo De Marco

error: Conteúdo Protegido