Sem dúvida nenhuma, a construção de Áreas de Escape em locais com grandes declives salva inúmeras vidas. Nos trechos administrados pela Arteris, por exemplo, todas as semanas são registradas entradas nesses dispositivos, por problemas nos caminhões ou mesmo falta de perícia dos condutores.
Apesar de serem tão eficientes, a grande maioria das Áreas de Escape no Brasil são construídas em rodovias concedidas à iniciativa privada, aquelas que têm pedágios.
Mas um projeto na Câmara dos Deputados quer mudar essa realidade. O Projeto de Lei 1.329/2022, de autoria do José Nelto (PP/GO), foi apresentado em maio, e está na Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara, aguardando parecer do relator para seguir adiante.
De acordo com o texto, as Rampas de Escape, como chamadas pelo deputado, deverão ser implementadas em declives, dando ao condutor de veículos pesados como caminhões e ônibus a alternativa de tirar do fluxo de tráfego e gerar uma desaceleração gravitacional segura.
Ele também ressalta que as áreas de escape são uma medida simples e eficaz para a redução do número de acidentes graves que acontecem em rodovias.
“Um refúgio ou uma válvula de escape aos motoristas, principalmente de veículos longos ou com cargas de alto peso, que por muitas vezes não conseguem parar, caso haja algum defeito”, completa.
O texto ainda precisa ser analisado comissões de Viação e Transportes, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Blog do Caminhoneiro
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