Programação da Semana Nacional dos Museu do Museu do Imigrante segue com atrações

A Semana Nacional de Museus ocorre em todo o país até 23 de maio. Na segunda-feira, 17, o Museu do Imigrante iniciou a programação que dialoga com o tema escolhido este ano: “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. As postagens estão sendo realizadas nas redes sociais da instituição como Facebook e Instagram, sempre às 13h30.

Nesta quarta-feira, 19, foi lançado o Tour Virtual no Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos. A atração também integra a programação da 7ª Semana da Cultura e da Arte Italiana. Desde 2018, o Museu do Imigrante participa das atividades da Semana da Cultura e da Arte Italiana promovido no município pelo Circolo Trentino di Bento Gonçalves.

Será publicado um tour virtual realizado no Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos, um espaço de memória de Bento Gonçalves de extrema relevância para preservação e comunicação da cultura italiana na cidade. O objetivo é divulgar o Ponto de Cultura e suas atividades para que as pessoas possam colaborar ativamente na manutenção desse local.

Nesta quinta-feira, 20, será postada a Caminhada Virtual pelo bairro São Roque. A atração está relacionada ao Projeto Laços Patrimoniais: Construindo um Inventário Colaborativo para Bento Gonçalves. O vídeo contém características históricas do bairro e o seu percurso será iniciado no complexo do Batalhão Ferroviário e seguirá pela Avenida São Roque.

Encerrando a programação, na sexta-feira, 21, ocorre o lançamento da exposição online “Passados presentes: trajetórias da educação patrimonial no Museu do Imigrante”. Para comemorar 46 anos de sua abertura ao público, a exposição virtual terá como objetivo apresentar as diversas facetas do Museu do Imigrante na criação de ações de educação para o patrimônio.

Entende-se o museu como um espaço polifônico voltado para construção de saberes. Nesse sentido, a narrativa expográfica trará fotografia e descrição de projetos novos e antigos da instituição para promoção de um espaço que auxilia na constituição de pensamento crítico e social sobre os processos históricos de Bento Gonçalves.

O Museu já executou diferentes projetos educativos oferecidos às escolas e ao público em geral. Conforme consulta em documentos institucionais, citam-se os projetos Viva o Museu, Artefatos, Brincando no Museu, Caixa de Memória: O museu vai à escola, Vovó Conta História, Museu em Cena e o Projeto Viajando no Mundo das Letras.

O programa educativo do Museu do Imigrante disponibiliza à comunidade de Bento Gonçalves três projetos. O Caixas de Memória consiste em um recurso pedagógico contendo objetos do acervo não catalogado do Museu do Imigrante, para utilização em atividades em sala de aula. São três caixas de memória disponibilizadas gratuitamente para as escolas da região.

(Re) conhecer visa oferecer, ao público escolar, uma ação educativa colaborativa entre Museu do Imigrante e Fundação Casa das Artes. O objetivo é fortalecer os laços de pertencimento das pessoas com a cidade, conjugando aspectos históricos e artísticos, através da mediação cultural dialogada pelo Museu do Imigrante e Fundação Casa das Artes, visando estimular o pensamento crítico sobre o processo histórico da região e os laços de pertencimento dos estudantes com o patrimônio cultural da região.

Aprendendo com o Museu: Oficina de conservação preventiva, trata-se de uma ação de educação para o patrimônio onde se pretende aproximar estudantes das rotinas internas do Museu por meio de práticas de conservação preventiva em diferentes acervos.

Ainda, o Museu do Imigrante, em parceria com sua Associação de Amigos, promove o projeto Café com Memória, que busca registrar e compartilhar as memórias orais sobre o Município, objetivando a transmissão de saberes às novas gerações. O projeto teve início no segundo semestre de 2017 e, até o momento, foram realizadas nove edições: Histórias da Fenavinho, Histórias das Vinícolas Antigas de Bento Gonçalves, História das Mulheres de Bento Gonçalves, Histórias da Indústria Moveleira de Bento Gonçalves (primeira e segunda edição), Histórias dos Jornais e Jornalistas de Bento Gonçalves, História dos Moinhos de Bento Gonçalves, História da Dança em Bento Gonçalves e Cultura Polonesa em Bento Gonçalves.

A exposição será criada em ambiente virtual cujo link será comunicado nas redes sociais do Museu.

Instagram: @museudoimigrantebg

Facebook: Museu Do Imigrante

Confira o podcast da matéria sobre a programação da Semana Nacional dos Museus do Museu do Imigrante: https://anchor.fm/podcastbento/episodes/Resumo-da-Semana-em-Bento-e10f2gf

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Arte/Foto: Divulgação/Museu do Imigrante

error: Conteúdo Protegido