Procon de Bento intensifica fiscalizações a postos com aumentos abusivos nos combustíveis

Na manhã desta terça-feira, 3, o coordenador de políticas públicas do Procon de Bento Gonçalves, Maciel Giovanella, concedeu uma entrevista à Rádio Difusora, na qual abordou a pauta referente a fiscalização do órgão de proteção ao consumidor aos postos  que realizaram aumento indevido no preço dos combustíveis no município.

Segundo Giovanella, as fiscalizações tem sido intensificadas desde a quarta-feira da última semana, onde alguns estabelecimentos teriam realizado reajuste de cerca de 15 a 20 centavos. Já na manhã do último domingo, 1, alguns estabelecimentos registravam um aumento de quase R$ 1,00 no litro da gasolina comum, por exemplo, o que motivou as ações de fiscalização.

Os valores chegaram a R$ 5,99. Segundo o coordenador do Procon, o aumento foi abusivo e os estabelecimentos que realizaram tal prática foram notificados e em outros, foram feitos autos de infração.

A abusividade está prevista no Código de Proteção ao Consumidor, na qual ocorre a situação de aumento de preço injustificado. Segundo Giovanella, esse tipo de situação está sendo verificado em âmbito nacional.

Denuncias ao Procon Municipal devem ser feitas através do telefone (whatsapp) 30558547 ou então, o consumidor deve encaminhar o Cupom Fiscal diretamente ao órgão, localizado na prefeitura.

“A comunidade veio até o Procon, enviou uma série de cupons fiscais com preços abusivos. Nós imediatamente identificamos e efetuamos as devidas fiscalizações e as autuações necessárias, no caso de abusividades flagrantes.

Após as fiscalizações, os postos  devem baixar os valores dos combustíveis. A desoneração dos impostos federais foram prorrogadas por 30 dias, sendo renovadas pelo Presidente da República.

O novo ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que já determinou ao secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, que apure as eventuais alterações nos preços dos combustíveis nas bombas.

Central de Jornalismo / Difusora

PG

Foto: Redes Sociais

 

error: Conteúdo Protegido