Primeiras uvas colhidas em Bento são comercializadas

As primeiras uvas colhidas nesta safra estão sendo comercializadas no interior de Bento Gonçalves. Quem passa pelos acessos aos principais roteiros turísticos encontra produtores que apostam na disponibilização do produto em estabelecimentos ou tendas montadas nas laterais das rodovias. Diferente do ano passado, quando foi registrada uma quebra de 57% da produção, a Emater prevê um volume de 10% acima da média, com os números ultrapassando os 700 milhões de quilos.

As boas expectativas para esta safra fizeram com que a família de Gustavo Possamai montasse, neste ano, uma estrutura para a comercialização da uva no trecho que dá acesso ao distrito de Faria Lemos, o que não aconteceu no ano passado. Possamai afirma que há bastante procura pela uva rosada e branca, tanto pelos moradores da região quanto por turistas. “Ano passado não foi vendido (na tenda) porque não deu muito boa a safra, não deu bonita a uva”, afirma.

A expectativa é de que os resultados deste ano auxiliem na recuperação do que foi perdido em 2016, em função também do granizo que atingiu os parreirais, segundo Possamai. No local, o trabalho é realizado em cerca de seis hectares. A produção é destinada também para a Vinícola Aurora, onde a família é sócia.

A procura por uvas em um estabelecimento comercial do Vale dos Vinhedos iniciou já na metade do mês de dezembro. A busca pelo produto é maior por parte de turistas, segundo Júlia de Carvalho, e  é frequente durante a semana e também nos sábados e domingos. Para atrair quem passa pelo local uma placa chama a atenção para a comercialização da uva.  Ela ressalta as expectativas positivas de produtores.  “Pelo que a gente tem escutado por aqui vai ser uma safra bastante grande, bem boa, em comparação com a do ano passado, que não foi tão boa. Disseram que vai ser uma safra com uma expectativa bem boa”, comemora.

 

 

error: Conteúdo Protegido