A Secretaria da Saúde de Veranópolis, através da Assistência Farmacêutica, iniciou o “Projeto Cuidando da Dose: em busca da qualidade de vida do idoso”, que é um dos projetos vinculados ao projeto maior “Veranópolis Cidade para Todas as Idades”.
O Projeto Cuidando da Dose tem como objetivo qualificar a assistência farmacêutica do município e implantar um serviço de atendimento especial ao idoso com o uso racional dos medicamentos. Mas além de envolver os veranenses com mais de 60 anos, os médicos e profissionais da saúde do município também estão sendo integrados nesse projeto.
Nos dias 18 e 19 de agosto, aconteceu a Capacitação e atualização Multidisciplinar para profissionais da Saúde no atendimento ao idoso, encontro que que abordou assuntos sobre medicamentos para doenças cardiovasculares, diabetes e dor e a desprescrição de medicamentos, reforçando que essa etapa também faz parte do tratamento e que precisa ser avaliada em pacientes idosos.
Foram palestrantes dessa capacitação a Dra. Berenice Werle, Dr. Renato Mello, Dr. João Senger, a farmacêutica Cristiani Trentin, além do prefeito e médico Waldemar De Carli que abordou especificamente o assunto Cardiogeriatria – tratamento para insuficiência cardíaca.
A capacitação também abordou a discução de casos clínicos, onde os profissionais presentes avaliaram casos reais e a necessidade ou não dos medicamentos que estavam sendo prescritos para aqueles pacientes.
Fonte e foto: Prefeitura de Veranópolis
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família