O preço mínimo para uva industrial será de R$ 0,92 para a safra 2016/2017. A definição foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (14) por meio da Portaria 264, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O valor a ser pago pela uva Isabel a 15 graus (variedade de referência) foi definido após reuniões de dirigentes das entidades que representam produtores de uva, cooperativas e indústria vinícola.
A proposta de consenso foi apresentada no dia 25 de outubro em encontro com o coordenador geral da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), João Salomão, e com a analista de mercado da uva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Flávia Starling Soares.
O valor a ser pago a partir de janeiro representa um aumento de 18% em relação à safra 2015/2016, quando o preço mínimo praticado foi de R$ 0,78.
O presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá, valoriza o fato do preço mínimo ter resultado de consenso entre os elos da cadeia produtiva.
“Ter chegado a um acordo é um grande avanço e demonstra a maturidade que o setor vem alcançando nos últimos anos. Tanto os produtores como a indústria cederam e isso foi muito importante para que a confirmação deste valor pelo governo”, acredita. Scottá acredita que nos próximos anos também deverá ocorrer acordo que garanta um pagamento justo pela matéria-prima e que seja viável para a indústria.
O vice-coordenador da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin, concorda com Scottá e acrescenta: “O acordo foi bom para esse ano, mostra o bom-senso e o pensamento de que temos que valorizar todos os elos da cadeia produtiva. Principalmente nesse ano, que teve quebra e que o produtor precisava de um incentivo.”
Fonte: Ibravin
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Monte Belo forma novos Agentes Mirins no combate à dengue