Com quase 96 anos, amparado por familiares, o pracinha bento-gonçalvense Francisco Pertile recebeu na manhã desta terça, 19, o início das homenagens ao sua participação na Segunda Guerra Mundial. Pela primeira vez no município, o nome e a história de um cidadão serão reverenciados durante a Semana da Pátria. Uma placa de condecoração foi entregue ao pracinha, que fez questão de agradecer a homenagem.
Há 72 anos, seu Pertile partia para a Europa, onde participaria de inúmeras batalhas ao lado da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Durante a solenidade, um vídeo com o próprio depoimento, contou um pouco do que o pracinha viveu, nos nove meses em que esteve no campo de guerra. “Perdi companheiros e ainda tive que ajudar a carregar seus corpos”, lembrou o ex-militar.
Bastante emocionada, a filha do homenageado, Roseli Pertile Possamai, agradeceu o respeito pelo pai, que a comunidade sempre demonstrou. Ela lembrou dos valores presentes na história de seu pai. “É no limite entre a vida e a morte que encontramos o sentido da vida”, disse em seu pronunciamento. “É muito bom ver que meu pai é respeitado por sua história e que pode ver e sentir essas homenagens”, completou Roseli, em entrevista à Rádio Difusora.
Francisco Pértile nasceu em 4 de dezembro de 1920 e entrou para o Serviço Militar no dia 4 de fevereiro de 1942. Serviu no 5° Regimento de Cavalaria, em Quaraí, Rio Grande do Sul. Acabou convocado para a Segunda Guerra Mundial, sendo, incialmente, transferido para o 11° Regimento de Infantaria, com sede em São João Del Rei, Minas Gerais. Lá, fez os treinamentos para, depois, embarcar para a Europa. A viagem começou no dia 4 de setembro de 1944. Entre as batalhas que participou, atuou na tomada de Monte Castelo.
“Nós o consideramos um herói”, resumiu o tenente coronel Lúcio Mauro Villote Moreira Guerra, comandante do 6°Batalhão de Comunicações (6º BCOM). “Seu Pértile é um exemplo que nossos soldados precisam conhecer”, completou.
A secretária municipal de Educação, Ieda Luchese Gava, salientou que Francisco Pértile é a história viva de um dos momentos mais importantes da humanidade. “Nossos estudantes e a crianças em geral, saberão quem é esse homem que lutou bravamente, mesmo sem saber se voltaria vivo da guerra”, enfatizou a secretária.
A Semana da Pátria é realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) e ocorre de 1 a 7 de setembro. O tema será ‘Ética e cidadania: atitudes que transformam’.
Clique nas imagens para ampliar:
Bento: confira as ruas que serão bloqueadas durante as Eleições 2024
“Para empreender, é preciso querer”, diz Clovis Tramontina na UCS Bento
Identificada vítima de homicídio em Veranópolis