Na tarde deste sábado (03), no km 228 da BR 470, acesso à FENACHAMP, às 16h30min, a Polícia Rodoviária Federal participou de forma efetiva no Simulado de Emergências Químicas, em ambiente controlado, organizado pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi, onde foi simulado um acidente de trânsito entre um automóvel e um caminhão, transportando os Produtos Perigosos Amoníaco anidro, nº ONU 1005 e Tolueno, nº ONU 1294, com o socorro da vítima do acidente e contenção do produto derramado.
A PRF foi o primeiro Órgão a chegar no local, com a atribuição de interromper totalmente o fluxo de veículos na rodovia, nos dois sentidos, bem como os acessos à BR 470, garantindo uma melhor fluidez aos veículos de emergência e também proporcinando uma distância segura aos que não estavam envolvidos no exercício. Também participaram a SAMU de Bento Gonçalves, com o encaminhamento da vítima para o Hospital, além dos Bombeiros Voluntários.
O Simulado durou cerca de uma hora e meia e ocorreu de forma extremamente eficaz, apesar do tempo chuvoso nesse horário. Destaca-se a importância desse tipo de exercício, pois se pratica a integração de Órgãos distintos, com diferentes atribuições no atendimento de emergências químicas, mas que devem trabalhar de forma coesa, garantindo a segurança da equipe de resgaste, do socorro célere e eficiente dos vitimados, do controle de possível vazamento de produto perigoso no meio ambiente e a distância segura do local do acidente, para os outros usuários da via.
Fonte: PRF
RS terá primeira rampa de escape na ERS-129; lei de autoria do deputado Guilherme Pasin (PP), que prevê a instalação dessas estruturas, foi aprovada em 2024
Governo lança 48ª Expointer destacando o legado dos gaúchos para a construção do futuro do Rio Grande do Sul
Corte da Oktoberfest de Maratá visita Rádio Difusora e convida comunidade para a festa