A Paróquia Santo Antônio constrói a partir de setembro de 2016 o Recanto Santo Antônio. Um local para melhor acolher os fiéis que visitam o Santuário Santo Antônio, e para oferecer um espaço para contemplação e espiritualidade em meio ao centro urbano. Além do trabalho de paisagismo, o projeto prevê construção de sanitários, passando por intervenção uma área de 346,17 m2.
Segundo a arquiteta autora do projeto, Daiana Cettolin Rosin, a proposta consiste em reutilizar a parte do lote da Paróquia para a construção do Recanto, não interferindo no patrimônio histórico. De acordo com pároco da Paróquia Santo Antônio, Padre Ricardo Fontana, os conceitos trabalhados no projeto buscam tornar o ambiente propício para espiritualidade e acolhida, e que transmitam o carisma de Santo Antônio. O projeto será feito com recursos da contribuição dos dizimistas.
“Queremos propiciar este espaço de espiritualidade para que todos se sintam muito bem acolhidos e para que possam viver um aprofundamento cristão por meio da contemplação”, explica o pároco. VEJA O VÍDEO AQUI
A intervenção prevê a inclusão de pórticos e barricas simbolizando a Via Antoniana, alteração e alargamento do piso que rodeia a igreja, possibilitando a passagem de portadores de necessidades especiais (PNE), e a criação de cinco ambientes.
Proposta divide o espaço em 5 ambientes principais, são eles:
Via Antonina: busca traduzir o carisma de Santo Antônio, por meio de pórticos em concreto que formam caminhos, e barricas com água. O paisagismo será de vegetação local nos jardins verticais e vegetação rasteira, placas informativas junto aos pórticos explicando cada passagem da trezena, e painéis com orações e a história da Paróquia.
Espaço infantil: tem a finalidade ser um ambiente propício para as crianças. A ideia é que a Paróquia ofereça, durante alguns horários de missa dominical, uma pastoral que evangelize as crianças na linguagem adequada, permitindo aos pais acompanhar melhor a celebração e a seus filhos um local especial. Possui duas unidades de sanitários, sendo uma delas adaptada para PNE e fraldário.
Altar: um altar a céu aberto busca propiciar um espaço especial de contemplação. Seu direcionamento será por meio de um deck em madeira, com um pequeno espelho d’água que abriga ao fundo os dizeres do sinal da cruz e os símbolos correspondentes. A vegetação junto ao muro de divisa será com chás e ervas regionais.
Gruta, velário e fonte: para trazer a presença de Maria no Recanto, a Paróquia fará uma gruta com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. O ambiente criado para receber a imagem será um pergolado. Nas laterais internas, serão suspensas astes em aço com base para a colocação de velas ecológicas (a vela não é poluente). Na frente da imagem da Santa, está prevista uma fonte em concreto que simboliza o local onde a imagem foi encontrada.
Sanitários: visando criar um bloco de apoio que atenda os visitantes da Igreja, foi projetado sanitários feminino e masculino. O PNE será unisex junto ao espaço das crianças.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Paróquia Santo Antônio
Aprovale realiza avaliação sensorial para Denominação de Origem da safra 2024
Voto Popular do Prêmio Salão Design 2025 entra na reta final
Corsan inicía obras na adutora do bairro Santo Antão, em Bento