Paróquia de Pinto Bandeira celebra missa preparatória a Romaria Votiva de Caravaggio

A sequência de celebrações preparatórias para a 118ª Romaria Votiva chega a ao nono dia, agora sendo celebradas no Santuário de Caravaggio. Na noite desta sexta-feira, 26, foi a vez da comunidade da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pinto Bandeira participar da missa. Na ocasião, os devotos puderam fazer suas orações e principalmente os pedidos para um bom cultivo e tempo favorável para a colheita dos frutos.

Os encontros que marcam a preparação para o dia festivo realizado em 02 de fevereiro, têm o objetivo de reunir as famílias em oração para que sejam feitos os pedidos de intercessão da Mãe de Caravaggio e os agradecimentos, proporcionando também um momento de reflexão. A Romaria Votiva deste ano tem como lema “Respeitar, cuidar e contemplar a criação” e leva as pessoas a pensarem sobre o cuidado com o Planeta, a preservação desta que é nossa casa comum. Cada comunidade participante se sente honrada em fazer parte dessa peregrinação e encontro com Nossa Senhora de Caravaggio.

Pinto Bandeira, como outras comunidades, tem sua história nos primórdios da colonização italiana da região. Até se tornar paróquia em 1922, a comunidade passou por sucessivas etapas. No mês de março de 1890 foi criado o Curato São Paulo Apóstolo. Após alguns anos, em 1899, iniciou-se a construção do novo Templo, dedicado a Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, inaugurado em 07 de maio de 1902.

Em 23 de outubro de 1915 foi sagrado o Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompéia como primeiro Santuário Mariano do Rio Grande do Sul. Em 03 de fevereiro de 1922 foi criada também a paróquia dedicada à devoção de N S do Rosário de Pompéia. Nesta mesma data, Santuário foi confiado aos Missionários Passionistas que continua até a presente data.

Ao todo, 12 comunidades fazem parte da paróquia, organizadas com as seguintes equipes: administrativa, conselhos comunitários, ministros da Eucaristia, grupo de liturgia, canto, grupos de jovens, catequese, entre outros.

As capelas são dedicadas a seus respectivos santos padroeiros: São Gabriel, Anunciata, Nossa Senhora do Carmo, São Pedro, Nossa Senhora da Misericórdia, Santa Cruz, Santo Antônio, Santo André, São Luiz, São José, São Marcos, Nossa Senhora do Rosário, Gruta de Lourdes e Centro Comunitário Linha Silva Pinto Norte.

O primeiro pároco foi o Padre Damaso Trani. Ao longo dos anos, 04 curas, 21 párocos, 50 missionários e vigários construíram a história desta Paróquia dedicada à devoção a Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. Atualmente, dois padres missionários trabalham no Santuário: o pároco-reitor, Pe. Luiz Antonio Mascarello e o vigário paroquial, Pe. Antônio Roberto Gusso.

No ano de 1996, Pinto Bandeira tornou-se o 489º município do Estado do Rio Grande do Sul, desmembrando-se de Bento Gonçalves.

História da Romaria Votiva

Toda a primavera e o verão de 1898 foram implacáveis com nossos agricultores, devido a seca e associadas às dificuldades daqueles primeiros tempos; mas, a vontade de vencer é que tudo transformou. No início de 1899 foram convidadas as pessoas para virem em romaria (a pé, cavalo, carroça) até a Igreja Nossa Senhora de Caravaggio. Era o dia 02 de fevereiro. Num gesto de fé, reconhecimento e confiança vieram de Nova Vicenza (Farroupilha), Caxias do Sul, Nova Roma do sul, Nova Trento (Flores da Cunha), Bento Gonçalves e Nova Pompeia (Pinto Bandeira).

Estava atendendo a Paróquia, o padre Francesco de Cicco, até julho daquele ano. Todos foram acolhidos, cada qual recebeu o Sacramento da Reconciliação e participou da Santa Missa das 10h. Durante a missa uma pequena nuvenzinha e meia hora depois a torrencial chuva em socorro da sedenta humanidade, os que vieram pisando pó, voltaram pisando barro. À tarde, rezavam o terço e cantavam as ladainhas, para retornarem a suas casas.

A prece sofredora dos devotos chegou ao céu e foi atendida; a agricultura que parecia ter perdido tudo, renovou a esperança. No ano de 1902 o padre Henrique Poggi, e os paroquianos de Caravaggio, fizeram o voto de recordar o sinal. E, desde então, se faz, anualmente, esta Romaria.

 

Fonte: Caravaggio

error: Conteúdo Protegido